CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS PARA MAPEAR FLORESTAS SECUNDÁRIAS EM SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Mata Atlântica é um dos biomas brasileiros mais ameaçados. Grande parte de seus remanescentes é representada por fragmentos florestais secundários, formando uma paisagem repleta de mosaicos de estágios sucessionais e de outros usos do solo. Técnicas de sensoriamento remoto são essenciais para o seu mapeamento e monitoramento. Entretanto, com o advento de sensores com maior resolução espacial e espectral, novas técnicas de processamento e análise dos dados captados foram criadas, pois ferramentas tradicionais, como a classificação pixel-a-pixel, mostraram-se insuficientes. Este estudo teve por objetivo utilizar uma destas novas ferramentas, a classificação orientada a objetos, em fotografias aéreas de alta resolução espacial (0,39 x 0,39 m) com três bandas no espectro visível (0,38 - 0,70 μm) para mapear os estágios iniciais de regeneração de florestas secundárias da Floresta Ombrófila Densa em Santa Catarina, Brasil. Baseado em escala, forma e compacidade, foi utilizado o algoritmo de segmentação multiresolução para gerar objetos e determinar seus atributos espectrais, espaciais e texturais. Para a classificação foram utilizados oito atributos selecionados, entre espectrais e espaciais. A acuracidade geral da classificação obteve índice Kappa de 0,84, variando de 1,00 (floresta em estágio avançado), 0,95 (área agrícola), 0,66 (floresta em estágio inicial) a 0,58 (floresta planta da). Estas últimas duas classes apresentaram heterogeneidade espectral maior, pela sua variabilidade natural (estágio inicial) e por serem reflorestamentos não empresariais com deficiências silviculturais, influenciando o desempenho da técnica utilizada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PIAZZA, G. A.; VIBRANS, A. C. CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS PARA MAPEAR FLORESTAS SECUNDÁRIAS EM SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44695. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44695. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").