INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁRVORES EM AMBIENTE FLORESTAL NATIVO UTILIZANDO MÉTODOS DE SEGMENTAÇÃO EM MODELOS DIGITAIS PRODUZIDOS A PARTIR DA TECNOLOGIA LIDAR

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Pinheiro Ribas
Marcos Antônio Timbó Elmiro

Resumo

O sistema de perfilamento a LASER aerotransportado, baseado na tecnologia Light Detection and Ranging (LIDAR) é uma técnica de sensoriamento remoto ativo que tem demonstrado bons resultados na mensuração da estrutura vertical e horizontal em ambientes florestais, auxiliando o entendimento dos ecossistemas florestais, produzindo informações com alta confiabilidade sobre variáveis chaves no estudo de parâmetros biofísicos da vegetação. Contudo, a maioria dos estudos se concentra em florestas plantadas para fins comerciais ou em tipos florestais mais homogêneos, são poucos os estudos em florestas tropicais, caracterizadas pela heterogeneidade de espécies e formas. Este estudo foi realizado em uma unidade de conservação urbana formada por vegetação típica de matas semidecíduas e de cerrado. A pesquisa propõe uma metodologia para individualização de árvores em ambiente florestal nativo por meio de modelos digitais produzidos a partir da tecnologia LIDAR. Os dados utilizados foram adquiridos por meio de um sistema de perfilamento a LASER Aerotransportado modelo Leica ALS 50. Foi testado um procedimento de segmentação por crescimento de regiões em modelos digitais com os valores de altura das árvores. Foram demarcadas parcelas em campo, sendo então georreferenciadas todas as árvores dominantes contidas dentro de cada parcela. Algumas árvores, usadas como amostras de validação, tiveram suas áreas de copas mensuradas em campo, permitindo a avaliação da eficácia do procedimento de segmentação por meio de análises estatísticas de correlação e regressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBAS, R. P.; ELMIRO, M. A. T. INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁRVORES EM AMBIENTE FLORESTAL NATIVO UTILIZANDO MÉTODOS DE SEGMENTAÇÃO EM MODELOS DIGITAIS PRODUZIDOS A PARTIR DA TECNOLOGIA LIDAR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 4, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n4-43856. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43856. Acesso em: 21 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rodrigo Pinheiro Ribas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais

Marcos Antônio Timbó Elmiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)