INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁRVORES EM AMBIENTE FLORESTAL NATIVO UTILIZANDO MÉTODOS DE SEGMENTAÇÃO EM MODELOS DIGITAIS PRODUZIDOS A PARTIR DA TECNOLOGIA LIDAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O sistema de perfilamento a LASER aerotransportado, baseado na tecnologia Light Detection and Ranging (LIDAR) é uma técnica de sensoriamento remoto ativo que tem demonstrado bons resultados na mensuração da estrutura vertical e horizontal em ambientes florestais, auxiliando o entendimento dos ecossistemas florestais, produzindo informações com alta confiabilidade sobre variáveis chaves no estudo de parâmetros biofísicos da vegetação. Contudo, a maioria dos estudos se concentra em florestas plantadas para fins comerciais ou em tipos florestais mais homogêneos, são poucos os estudos em florestas tropicais, caracterizadas pela heterogeneidade de espécies e formas. Este estudo foi realizado em uma unidade de conservação urbana formada por vegetação típica de matas semidecíduas e de cerrado. A pesquisa propõe uma metodologia para individualização de árvores em ambiente florestal nativo por meio de modelos digitais produzidos a partir da tecnologia LIDAR. Os dados utilizados foram adquiridos por meio de um sistema de perfilamento a LASER Aerotransportado modelo Leica ALS 50. Foi testado um procedimento de segmentação por crescimento de regiões em modelos digitais com os valores de altura das árvores. Foram demarcadas parcelas em campo, sendo então georreferenciadas todas as árvores dominantes contidas dentro de cada parcela. Algumas árvores, usadas como amostras de validação, tiveram suas áreas de copas mensuradas em campo, permitindo a avaliação da eficácia do procedimento de segmentação por meio de análises estatísticas de correlação e regressão.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").