DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA PARA MONITORAMENTO DO CADASTRO URBANO BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA-GO

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Rodrigues Antunes
Edilson de Souza Bias
Ricardo Seixas Brites
Gilson Alexandre Ostwald Pedro da Costa

Resumo

O objetivo principal da pesquisa foi demonstrar e avaliar as potencialidades dos processos de classificação baseadas em objeto como instrumento para subsidiar o monitoramento das alterações intra-urbanas, visando atender à manutenção do cadastro técnico multifinalitário, tendo como base o SIG Urbano do município de Goianésia, localizado na porção norte do estado de Goiás, com uma população aproximada de 70 mil habitantes. Para a classificação, utilizou-se o sistema open sourceInterIMAGE, o qual possibilitou a segmentação e a coleta de amostras de cada classe definida. Com o objetivo de reduzir tempo e eliminar a subjetividade na implementação das regras de decisões geradas pelo especialista no sistema InterIMAGE, foi aplicada a técnica de mineração de dados (data mining)na classificação temática. Para esse processo foi utilizado o algoritmo J48 do sistema minerador WEKA, a partir dos atributos extraídos do InterIMAGE. Os resultados foram avaliados por meio da aplicação do índice TAU, demonstrando-sebastante satisfatórios, com concordância acima de 70%. Os arquivos exportados pelo InterIMAGE, em forma de shapefile, permitiram gerar indicadores de alterações das edificações urbanas, subsidiando o monitoramento cadastral do CTM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ANTUNES, R. R.; BIAS, E. de S.; BRITES, R. S.; COSTA, G. A. O. P. da. DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA PARA MONITORAMENTO DO CADASTRO URBANO BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA-GO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44667. Acesso em: 22 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edilson de Souza Bias, Universidade de Brasília, Instituto de Geociências.

Possui graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Brasilia (1994), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Geografia Rio Claro pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é sócio - Georreferencia - Consultoria e Treinamento em Geoprocessamento Ltda e professor adjunto i da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano, morfometria, ndvi e transporte.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>