O USO, O COMPARTILHAMENTO E A DISSEMINAÇÃO DA GEOINFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS RECENTES AVANÇOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho discute a questão do acesso à geoinformação e a sua importância para a Administração Pública. Dados e informações associados ao espaço geográï¬co são insumos importantes para as políticas públicas, uma vez que podem se tornar sinalizadores de uma situação problemática ou identiï¬cadores de uma oportunidade de atuação em um determinado espaço territorial. Estes problemas ou oportunidades poderão, então, ser objeto de uma intervenção mais precisa, ágil e eï¬ciente do poder público. No entanto, historicamente, a Administração Pública tem enfrentado diï¬culdades na gestão da geoinformação que produz e que adquire, o que tem restringido a sua utilização de forma plena por todos os seus órgãos. Nesse sentido, é feita uma análise dos avanços recentes relacionados à ampliação do uso, do compartilhamento e da disseminação da geoinformação no Brasil. Para isso, são detalhadas três importantes iniciativas: a implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), a elaboração da Política Nacional de Geoinformação (PNGeo) e as iniciativas de aquisição conjunta de geoinformação. Nessa análise, são abordados os seus principais aspectos, identiï¬cando os desaï¬os enfrentados e apontando caminhos para superá-los.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FRANKE, F. D.; BIAS, E. de S. O USO, O COMPARTILHAMENTO E A DISSEMINAÇÃO DA GEOINFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS RECENTES AVANÇOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 3, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n3-44414. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44414. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").