PROPOSIÇÃO DE MODELO CONCEITUAL DE BANCO DE DADOS GEOESPACIAL PARA O CADASTRO AMBIENTAL RURAL

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo de Souza Couto
Ricardo Seixas Brites
Edilson de Souza Bias
Alexandre de Amorim Teixeira
Rogério Baptista de Sousa

Resumo

A crescente produção de dados geoespaciais em formatos digitais e consequentemente o aumento da demanda por dados/informações espaciais, em termos quantitativos e qualitativos, requer dos órgãos públicos e privados a organização de uma estrutura que permita aos usuários o fácil conhecimento das informações já produzidas, o registro de novas informações e a disponibilização delas. A proposta deste trabalho é desenvolver um modelo conceitual de banco de dados que auxilie o Distrito Federal na organização das informações geoespaciais referente ao Cadastro Ambiental Rural - CAR, a partir da elaboração da modelagem de dados geoespaciais que permitam uma melhor compreensão e organização dos dados disponibilizados pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural - SICAR. Para tanto, a modelagem proposta explicita a regras aplicadas aos dados oriundos dos cadastros ambientais rurais e que podem ser aplicadas e aprimoradas com o propósito de desenvolver novas ferramentas de gestão de informações relacionadas ao tema CAR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COUTO, R. de S.; BRITES, R. S.; BIAS, E. de S.; TEIXEIRA, A. de A.; DE SOUSA, R. B. PROPOSIÇÃO DE MODELO CONCEITUAL DE BANCO DE DADOS GEOESPACIAL PARA O CADASTRO AMBIENTAL RURAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 7, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n7-43991. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43991. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Couto, Universidade de Brasília (UnB)

Engenheiro Ambiental; Especialista em Gestão Ambiental; Mestre em Geociências - Geoprocessamento e Análises Ambientais; Analista de Atividades de Meio Ambiente - IBRAM DF

Ricardo Seixas Brites, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Edilson de Souza Bias, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Alexandre de Amorim Teixeira, Agência Nacional de Águas

Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos

Rogério Baptista de Sousa, Universidade de Brasília

Centro de Informática (CPD)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)