DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA PARA MONITORAMENTO DO CADASTRO URBANO BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA-GO

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Rodrigues Antunes
Edilson de Souza Bias
Ricardo Seixas Brites
Gilson Alexandre Ostwald Pedro da Costa

Resumo

O objetivo principal da pesquisa foi demonstrar e avaliar as potencialidades dos processos de classificação baseadas em objeto como instrumento para subsidiar o monitoramento das alterações intra-urbanas, visando atender à manutenção do cadastro técnico multifinalitário, tendo como base o SIG Urbano do município de Goianésia, localizado na porção norte do estado de Goiás, com uma população aproximada de 70 mil habitantes. Para a classificação, utilizou-se o sistema open sourceInterIMAGE, o qual possibilitou a segmentação e a coleta de amostras de cada classe definida. Com o objetivo de reduzir tempo e eliminar a subjetividade na implementação das regras de decisões geradas pelo especialista no sistema InterIMAGE, foi aplicada a técnica de mineração de dados (data mining)na classificação temática. Para esse processo foi utilizado o algoritmo J48 do sistema minerador WEKA, a partir dos atributos extraídos do InterIMAGE. Os resultados foram avaliados por meio da aplicação do índice TAU, demonstrando-sebastante satisfatórios, com concordância acima de 70%. Os arquivos exportados pelo InterIMAGE, em forma de shapefile, permitiram gerar indicadores de alterações das edificações urbanas, subsidiando o monitoramento cadastral do CTM.

Downloads

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Edilson de Souza Bias, Universidade de Brasília, Instituto de Geociências.

Possui graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Brasilia (1994), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Geografia Rio Claro pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é sócio - Georreferencia - Consultoria e Treinamento em Geoprocessamento Ltda e professor adjunto i da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano, morfometria, ndvi e transporte.

Como Citar

ANTUNES, Rodrigo Rodrigues; BIAS, Edilson de Souza; BRITES, Ricardo Seixas; COSTA, Gilson Alexandre Ostwald Pedro da. DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA PARA MONITORAMENTO DO CADASTRO URBANO BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA-GO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n2-44667. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44667. Acesso em: 4 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2