DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA PARA MONITORAMENTO DO CADASTRO URBANO BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA-GO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo principal da pesquisa foi demonstrar e avaliar as potencialidades dos processos de classificação baseadas em objeto como instrumento para subsidiar o monitoramento das alterações intra-urbanas, visando atender à manutenção do cadastro técnico multifinalitário, tendo como base o SIG Urbano do município de Goianésia, localizado na porção norte do estado de Goiás, com uma população aproximada de 70 mil habitantes. Para a classificação, utilizou-se o sistema open sourceInterIMAGE, o qual possibilitou a segmentação e a coleta de amostras de cada classe definida. Com o objetivo de reduzir tempo e eliminar a subjetividade na implementação das regras de decisões geradas pelo especialista no sistema InterIMAGE, foi aplicada a técnica de mineração de dados (data mining)na classificação temática. Para esse processo foi utilizado o algoritmo J48 do sistema minerador WEKA, a partir dos atributos extraídos do InterIMAGE. Os resultados foram avaliados por meio da aplicação do índice TAU, demonstrando-sebastante satisfatórios, com concordância acima de 70%. Os arquivos exportados pelo InterIMAGE, em forma de shapefile, permitiram gerar indicadores de alterações das edificações urbanas, subsidiando o monitoramento cadastral do CTM.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
ANTUNES, Rodrigo Rodrigues; BIAS, Edilson de Souza; BRITES, Ricardo Seixas; COSTA, Gilson Alexandre Ostwald Pedro da. DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA PARA MONITORAMENTO DO CADASTRO URBANO BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA-GO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n2-44667. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44667. Acesso em: 4 abr. 2025.