Avaliação do Modelo Global do Geopotencial GOCO05c na Região Sul do Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise quantitativa da adequação do Modelo Global do Geopotencial (MGG) GOCO05C para modelagem de altitude normal-geoidal na região Sul do Brasil. A análise em tela foi inferida de comparações entre valores de altitude normal-geoidal advindos de soluções GNSS/Nivelamento e valores provenientes dos modelos globais combinados EGM2008, EIGEN-6C4 e GOCO05C, segundo as funcionais do geopotencial que melhor representam a altitude normal-geoidal na região - altitude geoidal e anomalia de altitude - e em diferentes graus de desenvolvimento, sempre pelo método relativo. Este procedimento foi aplicado sobre as 111 (cento e onze) estações da rede SAT-GPS do IBGE com conexão com a Rede Altimétrica Fundamental Brasileira, as quais são portadoras de informações de altitude elipsoidal e de altitude normal-ortométrica, ao longo de toda a já mencionada região. Como principal resultado, é possível atestar o desempenho superior do MGG GOCO05C comparativamente com os demais modelos combinados testados quando todos são desenvolvidos até grau 720, seu grau máximo, e sua teórica igualdade quando todos são utilizados em seus graus máximos individuais. Isto reafirma seu posicionamento como expoente no histórico de desenvolvimento de modelos combinados, com vistas à ampla divulgação de seus resultados e de potencialidade de seu uso.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").