ANÁLISE DE MODELOS DIGITAIS DE SUPERFÍCIE EXTRAÍDOS DE IMAGENS PRISM/ALOS: ABORDAGEM RPC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é a análise da qualidade altimétrica de Modelos Digitais de Superfície (MDSs) gerados a partir de pares estereoscópicos de imagens PRISM (Panchromatic Remote-sensing Instrument for Stereo Mapping) do sensor ALOS (Advanced Land Observing Satellite), considerando-se a abordagem de correção geométrica segundo o modelo generalizado com uso de Coeficientes Polinomiais Racionais (RPCs). Na geração dos produtos e nas análises são consideradas diferentes estratégias de correlação de imagens, espaçamento da grade e acurácia altimétrica dos MDSs, avaliada de forma global e local. Os pontos de controle usados na correção geométrica, bem como para a avaliação global da acurácia altimétrica dos MDSs, foram determinados por posicionamento GPS relativo estático. As avaliações locais, visando análise do comportamento dos MDSs, segundo diferentes morfologias, foram realizadas a partir de pontos de controle determinados por posicionamento GPS relativo cinemático, em superfícies de baixa declividade e em áreas de encostas. Os resultados alcançados em nível global sinalizaram que os fatores: uso de pontos de controle para refinamento do RPCs, estratégias de correlação e espaçamento da grade influenciaram a acurácia altimétrica dos MDSs, relativamente ao padrão de acurácia esperado (1:25.000, classe A). Quanto à avaliação em nível local, os resultados indicaram que diferentes morfologias influenciaram a acurácia do MDS relativamente à análise global. De forma geral, áreas com menor declividade apresentaram resultados mais acurados. Neste estudo de caso, como evidenciado em outras pesquisas, percebeu-se que houve a degradação da acurácia altimétrica em algumas regiões de maior declividade.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").