AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS TROPOSFÉRICOS DE PREVISÃO NUMÉRICA DE TEMPO NO POSICIONAMENTO EM REDES / Evaluation of Different Numerical Weather Prediction Tropospheric Models for Networks Positioning

Conteúdo do artigo principal

Adéliton da Fonseca de Oliveira
Daniele Barroca Marra Alves
Luiz Danilo Damasceno Ferreira

Resumo

Nos tempos atuais, os avanços tecnológicos na área de Geodésia têm possibilitado ao usuário a aplicação de novos métodos com o emprego do posicionamento por constelações de satélites artificiais, como o GPS (Global Positioning System) e obtenção de alta acurácia em levantamentos de campo. Um dos métodos amplamente utilizados pela comunidade científica é o posicionamento baseado em redes de estações de referência. O uso de dados de múltiplas estações de referência além de permitir ao usuário obtenção de acurácia a nível centimétrico nas coordenadas finais, viabiliza a realização de estudos sobre a modelagem atmosférica (refração troposférica e efeito ionosférico) na região da rede. Existem diversos métodos de transmissão das correções geradas pela rede ao usuário, dentre as formas de transmissão destaca-se o conceito de Virtual Reference Station (VRS). No conceito de VRS, dados de uma estação de referência que não existe fisicamente são gerados nas proximidades do receptor móvel (usuário). Nesse artigo é descrito uma metodologia para geração de dados da VRS com diferentes modelos de Previsão Numérica de Tempo (PNT). Foram realizados testes comparativos nas quatro estações do ano com o modelo troposférico regional de PNT/INPE (Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais) e modelo global de PNT/ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecast). Além disso, a função de mapeamento VMF1(Vienna Mapping Function 1) foi implementada e testada para os diferentes modelos citados. Na análise de qualidade dos dados da VRS, o método PPP (Posicionamento por Ponto Preciso) proporcionou resultados satisfatórios nos modos estático e cinemático. O modelo de PNT/INPE apresentou em média melhoria de 29,7% e 31,7% em relação a PNT/ECMWF para dias secos e úmidos, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DE OLIVEIRA, A. da F.; ALVES, D. B. M.; FERREIRA, L. D. D. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS TROPOSFÉRICOS DE PREVISÃO NUMÉRICA DE TEMPO NO POSICIONAMENTO EM REDES / Evaluation of Different Numerical Weather Prediction Tropospheric Models for Networks Positioning. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44765. Acesso em: 29 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adéliton da Fonseca de Oliveira, Instituto Federal Baiano

Campus Uruçuca / Núcleo de Agrimensura - NUGRI

Daniele Barroca Marra Alves, Universidade Estadual Paulista

Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas

Luiz Danilo Damasceno Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>