ESTUDOS DO NMM A PARTIR DE SÉRIES TEMPORAIS MAREGRÁFICAS E DE ALTIMETRIA POR SATÉLITES VISANDO A INTEGRAÇÃO DA REDE VERTICAL BRASILEIRA AO SIRGAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na Geodésia, o monitoramento do nível do mar tem um papel importante na realização de sistemas globais de referência e permite a integração de dados referidos às redes verticais clássicas, onde cada Datum é definido pelo Nível Médio do Mar (NMM), com diferentes períodos de observação, vinculados à uma época específica. A vinculação de cada Datum vertical à época da realização (sendo o nível do mar variável no tempo e espaço), e os erros inerentes às operações de nivelamento, produzem diferenças significativas nas altitudes referidas às diferentes redes verticais, que evidenciam a necessidade do monitoramento do nível do mar. Na maioria das vezes, são necessários esforços para recuperar informações e dados antigos. Neste trabalho, são investigados os principais aspectos relacionados ao Datum Vertical Brasileiro (DVB), sua evolução temporal e a procura de alternativas para determinar esta evolução. Resultados preliminares, baseados em dados de marégrafos e de nivelamento, mostram uma elevação do NMM no Porto de Imbituba em torno de 2 mm/ano, na integração das séries temporais armazenadas no banco de dados do Permanent Service for Mean Sea Level (PSMSL) e dados digitais recentes. Esses resultados concordam com as alterações globais do nível do mar. Atualmente, a altimetria por satélites é uma ferramenta eficaz no monitoramento do NMM. Neste artigo são apresentados alguns resultados sobre a comparação de dados da altimetria por satélites e longas séries maregráficas, como as disponíveis para os marégrafos de Cananéia e Ilha Fiscal, cujos coeficientes de correlação entre as séries são superiores a 0,8, visando o desenvolvimento de métodos de análise aplicáveis à região do DVB.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").