O USO DE EMBARCAÇÕES NÃO TRIPULADAS EM LEVANTAMENTOS BATIMÉTRICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O conhecimento da morfologia submersa é importante em diversas áreas, tais como: o estabelecimento e manutenção de hidrovias (navegação marítima ou fluvial), obras civis (pontes, portos, píeres), a locação de cabos e dutos, a prospecção de recursos minerais e o monitoramento de assoreamento de reservatórios (abastecimento ou geração de energia). Estas informações são obtidas através dos levantamentos hidrográï¬cos que, nos dias atuais, são geralmente conduzidos a bordo de navios ou embarcações tripuladas. Todavia, o uso destas plataformas ï¬ca limitado à ambientes que não ofereçam riscos a tripulação ou a navegação superï¬cial. Visando suprir estas demandas, nos últimos tempos surgiram plataformas de superfície não tripuladas que são controladas remotamente ou operam em modo autônomo. Este artigo objetiva apresentar um breve panorama da utilização das plataformas não tripuladas na execução de pesquisas em ambientes submersos, descrevendo as tecnologias, principais incertezas envolvidas e as vantagens e desvantagens da sua utilização. Ao ï¬nal é realizada uma breve avaliação de campo de um dos modelos comercializados no Brasil.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERREIRA, Ítalo O.; NETO, A. A.; MONTEIRO, C. S. O USO DE EMBARCAÇÕES NÃO TRIPULADAS EM LEVANTAMENTOS BATIMÉTRICOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 10, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n10-44290. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44290. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").