IDENTIFICAÇÃO DE FEIÇÕES GEOLÓGICAS, GEOMORFOLOGICAS E ANTRÓPICAS DO RESERVATÓRIO DE SÃO SIMÃO UTILIZANDO BATIMETRIA MULTIFEIXE

Conteúdo do artigo principal

Gabriella Aleixo Rocha
Marco Ianniruberto
Gustavo Macedo de Mello Baptista
Kayque Bergamaschi Rodrigues Carneiro

Resumo

O objetivo deste estudo foi mostrar a aplicabilidade de sistemas de ecobatimetria multifeixe para identiï¬car feições geológicas, geomorfológicas e antrópicas submersas no fundo do reservatório de São Simão - GO. O reservatório foi formado pelo represamento do rio Paranaíba e está inserido no contexto da bacia do Paraná. Ele ocupa uma área de 677,57 km² e possui um volume de acumulação de 12540 hm3. O levantamento batimétrico foi realizado utilizando dois diferentes modelos de multifeixe de alta freqüência e alta resolução, o ODOM MB2 e o RESON 7125. Aquisição, controle de qualidade e processamento dos dados foi realizado com os softwares Teledyne PDS 2000 e QINSy, respectivamente, para redução das sondagens ao mesmo datum vertical e remoção de dados espúrios. Para a geração dos mapas, utilizou-se o software ArcGIS, e a interpolação dos dados foi realizada por meio da ferramenta "topo to raster", desenvolvida para modelar bacias hidrográï¬ cas. No ArcGIS, também foi possível realçar as feições localizadas com ferramentas de sombreamento e com o método curvature. Como resultado, a batimetria multifeixe apontou uma serie de feições, nas quais se destacaram lineamentos, características do leito do canal e dos tributários, barras longitudinais, pontes submersas e pivôs de irrigação, mostrando que a batimetria multifeixe constitui uma ferramenta extremamente útil para o mapeamento e individualização de feições submersas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ROCHA, G. A.; IANNIRUBERTO, M.; BAPTISTA, G. M. de M.; CARNEIRO, K. B. R. IDENTIFICAÇÃO DE FEIÇÕES GEOLÓGICAS, GEOMORFOLOGICAS E ANTRÓPICAS DO RESERVATÓRIO DE SÃO SIMÃO UTILIZANDO BATIMETRIA MULTIFEIXE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 2, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44026. Acesso em: 23 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriella Aleixo Rocha, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Marco Ianniruberto, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Gustavo Macedo de Mello Baptista, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>