Análise da Variabilidade Espaço-temporal da Topografia do Nível "Médio" do Mar a partir de Dados de Altimetria por Satélites e Estações da Rede Maregráfica Permanente para Geodésia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A técnica comumente aplicada para mensurar as variações locais do Nível “Médio” do Mar (NMM) e consequentemente da Topografia do Nível “Médio” do Mar (TNMM), têm sido a partir de uma abordagem geodésica, em que marégrafos são instalados na costa oceânica. No entanto, devido as dificuldades na manutenção de longas séries temporais, seja pela falta de recursos financeiros para instalação ou dificuldades técnicas para a instalação de marégrafos ou réguas linimétricas, vê-se como alternativa o emprego de dados por satélites altimétricos (ALTSAT). Diante disso, o presente estudo tem como objetivo propor uma metodologia para analisar as variações mensais da TNMM a partir de dados (ALTSAT) e de maregrafia, para este propósito, foi utilizada a missão CryoSat-2 (CS2) e os dados de maregrafia das estações EMFOR, EMSAL e EMIMB, todas pertencentes à Rede de Monitoramento Permanente para Geodésia (RMPG) no período de fevereiro de 2011 a setembro de 2019. Os resultados demostraram que a metodologia proposta é viável e pode ser empregada como complemento em dados maregráficos. Numa análise comparativa das variações locais da TNMM, verifica-se, no geral, que houve uma variação mais acentuada nos dados de maregrafia ao serem comparados com a ALTSAT, tal comportamento foi visível em todas as estações utilizadas, exceto em EMIMB, que apresentou maiores variações mensais na técnica de ALTSAT. Apesar do exposto, os resultados foram satisfatórios, explicitando uma discrepância anual entre as técnicas em todas as estações maregráficas na casa dos milímetros.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").