CARACTERÍSTICAS E MEDIDAS DO URBANO: RELAÇÕES ESPACIAIS CRÍTICAS ENTRE SERVIÇOS URBANOS E USUÁRIOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho reporta pesquisa em uma das dimensões básicas da estrutura espacial urbana - a relação entre residentes e sistema de serviços, a partir da estrutura conceitual dos sistemas complexos, utilizando meios quantitativos. O pressuposto inicial é que um sistema de serviços concentrado em um ponto, oportuniza a fixação e expansão de uma população residente (Alonso 1964, Allen 1997); o foco, entretanto, é posto na evolução do sistema, que se supõe convergente a um padrão de criticalidade auto-organizada. A hipótese básica aqui é que o sistema de serviços estimula a expansão da cidade (mediante a oferta de novas residências), aumentando continuamente a distância média do sistema, até atingir um ponto crítico (Bak 1988). Nesse momento o sistema de serviços sofre mudança qualitativa, mediante dendrificação do centro ou centros remotos, restabelecendo níveis de distância média inferiores à do ponto crítico. Essa mudança estimula a expansão da base residencial, conduzindo o sistema a novo ponto crítico, etc. A representação dessa dinâmica sócio espacial é feita mediante um sistema que considera uma força de dispersão (expansão urbana) e outra de coesão (relação serviço-residência), bem como várias medidas de estado (distância média do sistema, convergência do subsistema de serviços, campo). O trabalho expõe as bases teóricas e metodológicas do modelo, realiza algumas simulações exploratórias iniciais, testa-as por meio de algumas verificações empíricas e sinaliza os parâmetros para a continuidade do trabalho de pesquisa. Espera contribuir para a sedimentação da urbanimetria na área dos estudos urbanos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
KRAFTA, R.; BEVILACQUA, D. CARACTERÍSTICAS E MEDIDAS DO URBANO: RELAÇÕES ESPACIAIS CRÍTICAS ENTRE SERVIÇOS URBANOS E USUÁRIOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44286. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44286. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").