INDICADOR DE DISPERSÃO URBANA BASEADO EM MEDIDA DE ACESSIBILIDADE PONDERADA
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Resumo
O debate sobre a dispersão urbana é cheio de imprecisões, uma vez que não há consenso sobre o que é de fato e como se caracteriza. Recentemente, têm aparecido, na literatura, estudos que reforçam a necessidade de uma caracterização mais precisa da dispersão urbana, e que exploram abordagens quantitativas do fenômeno. Variados métodos para mensurar dispersão urbana podem ser encontrados na literatura. Constata-se que tais métodos têm se focado excessivamente na questão das densidades populacionais e na forma urbana mais geral, sem, no entanto, levar em conta particularidades na escala intraurbana, como a configuração da rede de ruas e a distribuição das atividades. Acessibilidade é um importante aspecto a ser melhor compreendido nos estudos sobre dispersão urbana, mas ainda pouco explorado metodologicamente. Ao mesmo tempo, os estudos configuracionais trabalham justamente com as particularidades mencionadas acima, sendo capazes de mensurações precisas de acessibilidade. Este trabalho propõe um indicador de dispersão urbana baseado em medida de acessibilidade, verificando desencontro entre locais de residência e locais de trabalho. Para isso busca referências nos métodos de descrição e análise desenvolvidos pelos estudos configuracionais, e realiza um conjunto de estudos exploratórios para testar a medida. Os resultados se mostram coerentes com o esperado. A principal contribuição deste estudo está no aprofundamento das questões configuracionais e espaciais relacionadas ao debate sobre a dispersão urbana.
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Como Citar
GONÇALVES, A. R.; KRAFTA, R. INDICADOR DE DISPERSÃO URBANA BASEADO EM MEDIDA DE ACESSIBILIDADE PONDERADA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44284. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44284. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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