MODELAGEM DA DINÂMICA ESPACIAL URBANA: MODELO DE AUTÔMATO CELULAR NA SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS PARA O MUNICÍPIO DE AMERICANA-SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O acelerado crescimento de áreas urbanas demanda novas metodologias de análise que possam contribuir e antecipar ações de planejamento urbano. Neste contexto, foi objetivo deste trabalho utilizar um modelo de autômato celular na modelagem da dinâmica espacial urbana de Americana-SP ao longo de 43 anos (1962-2005) e, posteriormente, simular as tendências de ocupação urbana para o curto e médio prazo. O trabalho foi elaborado com auxílio de sistemas de informação geográfica e do software de simulação DINAMICA EGO, compreendendo basicamente três fases. A primeira envolveu a preparação dos dados para o modelo, especificamente representações de uso da terra para cinco datas (1962, 1977, 1996, 2000 e 2005) que compreenderam os quatro períodos de simulação, além da seleção de variáveis espaciais que pudessem explicar as transições de uso identificadas em cada período. A segunda fase correspondeu à calibração e à validação do modelo, ou seja, foram definidos os parâmetros para a simulação dos cenários para cada um dos períodos definidos. A terceira fase constituiu-se da obtenção dos cenários de prognósticos. Americana apresentou intensa dinâmica espacial no período entre os anos de 1962 e 1996, correspondente aos dois primeiros períodos de simulação. A dinâmica urbana tendeu a desacelerar no período recente, no entanto o município apresenta-se quase totalmente urbanizado. Os cenários de curto e médio prazo indicam tendência de continuidade na dinâmica observada, porém em menor intensidade, conforme se verifica em outras áreas urbanas do país e do mundo.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
TRENTIN, Gracieli; FREITAS, Maria Isabel Castreghini de. MODELAGEM DA DINÂMICA ESPACIAL URBANA: MODELO DE AUTÔMATO CELULAR NA SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS PARA O MUNICÍPIO DE AMERICANA-SP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43709. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43709. Acesso em: 20 jun. 2025.