MINERAÇÃO DE TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA DE COBERTURA DA TERRA EM ESTUDOS DE DEGRADAÇÃO FLORESTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A cobertura da terra encontra-se em constante processo de transformação devido aos diferentes fatores que influenciam a sua utilização e destinação. Essas alterações observadas ao longo do tempo definem o que chamamos de Trajetórias de Mudança de Cobertura da Terra. Tais trajetórias, uma vez caracterizadas, podem fornecer informações valiosas acerca de diferentes processos ambientais, como por exemplo, o processo de degradação florestal. No entanto, existem poucas ferramentas disponíveis para a caracterização de trajetórias de mudança de cobertura da Terra, pois a maior parte da literatura sobre trajetórias considera o conceito no contexto de estudo dos objetos móveis, com uma outra semântica associada. Com o objetivo de extrair e caracterizar trajetórias no contexto da mudança de cobertura da Terra, este trabalho aproveita os conceitos já existentes sobre trajetórias e apresenta uma redefinição para alguns dos padrões de comportamento usualmente utilizados no contexto das trajetórias de objetos móveis. Para demonstrar suas possibilidades de utilização, foram conduzidos dois experimentos em uma base de dados de degradação florestal da região amazônica, onde os resultados permitiram identificar e caracterizar algumas das trajetórias presentes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
AZEREDO, M.; MONTEIRO, A. M. V.; ESCADA, M. I. S.; FERREIRA, K. R.; VINHAS, L.; PINHEIRO, T. F. MINERAÇÃO DE TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA DE COBERTURA DA TERRA EM ESTUDOS DE DEGRADAÇÃO FLORESTAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44278. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44278. Acesso em: 7 out. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").