EFEITOS DA MUDANÇA DE ESCALA EM PADRÕES DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A floresta tropical Amazônica tem sido substituída por outros tipos de cobertura e usos da terra como pastos, diferentes tipos de culturas agrícolas, garimpo, exploração madeireira e assentamentos de reforma agrária. Vários estudos tê, sido realizados para monitoramento da floresta e para a análise da dinâmica da paisagem, os quais são fundamentais para o entendimento do processo de ocupação da Amazônia. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a sensibilidade de algumas métricas da paisagem em relação à variação do tamanho das células associadas aos padrões de desmatamento e, também, aos diferentes tipos de ocupação humana. Os tamanhos testados de células foram de 25 km, 40 km, 50 km, 60 km e 70 km. Neste estudo, dados de desmatamento do Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite (PRODES) foram utilizados e nove métricas, que medem parâmetros da estrutura da paisagem foram avaliadas. Os resultados demonstraram que as métricas MPFD, AWMPFD, MSI e AWMSI são independentes da variação do tamanho das células e as métricas ED, MPAR, MPS e PSSD conseguem discriminar os tipos de padrões de desmatamento analisados. Os resultados obtidos neste trabalho podem subsidiar a escolha adequada do tamanho da grade celular em estudos de análise da paisagem que relacionam padrões de desmatamento com os diferentes processos e estágios de ocupação nas regiões de fronteira agropecuária da Amazônia Legal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
AKEMI SAITO, Érika; GARCIA FONSECA, L. M.; SOBRAL ESCADA, M. I.; SEHN KORTING, T. EFEITOS DA MUDANÇA DE ESCALA EM PADRÕES DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n3-43749. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43749. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").