INFLUÊNCIA DA PLUVIOSIDADE E COBERTURA FLORESTAL NA ÁREA SUPERFICIAL DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA CANTAREIRA (2003-2014)

Conteúdo do artigo principal

Carolyne Bueno Machado
Luiz Eduardo Oliveira e Cruz Aragão

Resumo

O Brasil vem sendo marcado por intensa crise hídrica em diversas regiões, levando a população ao racionamento de água. Os reservatórios do sistema Cantareira, principal sistema de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, atingiram níveis críticos em 2014. Este trabalho teve como objetivo geral avaliar a relação entre precipitação acumulada, cobertura florestal e a área superficial do reservatório Jaguari-Jacareí no período chuvoso de 2003 a 2014. Além disso, uma análise de tendência temporal de precipitação foi conduzida nas sub-bacias hidrográficas principais onde o sistema está inserido. Uma avaliação dos padrões espaciais das formações florestais das sub-bacias dos reservatórios também foi realizada. Os índices de precipitação foram relacionados com a área superficial do reservatório Jaguari-Jacareí. 80% da área de contribuição dos reservatórios apresentaram tendências negativas de precipitação. Os baixos índices pluviométricos em 2014 (45% da média para o período) não foram associados com perda de cobertura por vegetação desde 2003, no entanto, as sub-bacias com maior percentual de vegetação demonstraram tendências de precipitação menos negativas, associadas com a capacidade da vegetação em regular o clima, podendo amenizar os períodos de estiagem. O comportamento do reservatório principal possuiu grande correlação (R>0,7) com a precipitação acumulada em dezembro, janeiro e fevereiro. Assim, os baixos índices pluviométricos somados ao abastecimento já insuficiente e ao constante crescimento dos municípios abastecidos causaram a crise dos reservatórios do Cantareira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MACHADO, C. B.; ARAGÃO, L. E. O. e C. INFLUÊNCIA DA PLUVIOSIDADE E COBERTURA FLORESTAL NA ÁREA SUPERFICIAL DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA CANTAREIRA (2003-2014). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 9, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n9-44084. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44084. Acesso em: 20 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carolyne Bueno Machado, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Divisão de Sensoriamento Remoto

Luiz Eduardo Oliveira e Cruz Aragão, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Divisão de Sensoriamento Remoto