ENFOQUE CIENTÍFICO NA DETERMINAÇÃO DAS VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS DE UM SISTEMA DE INFERÊNCIA NEBULOSO PARA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

Conteúdo do artigo principal

Sergio Orlando Antoun Netto
José Carlos Penna de Vasconcellos
Flávio Joaquim de Souza
Orlando Bernardo Filho

Resumo

A construção de um mapa exige, antes de tudo, o estabelecimento de um método, segundo o qual, a cada ponto da Terra, corresponda um ponto do mapa e vice-versa. Diversos métodos podem ser empregados para se obter essa correspondência de pontos, constituindo as chamadas "projeções cartográficas". Cada projeção cartográfica tem suas próprias equações, de modo a garantir que cada ponto na superfície real tenha um único correspondente no plano, sendo a recíproca verdadeira, caracterizando uma função bijetora. É impossível proceder à transformação da superfície real no plano, sem qualquer deformação e alteração das características geométricas reais da Terra. Portanto, a escolha da projeção cartográfica adotada na representação de uma região da superfície terrestre é importante e dependerá principalmente dos requisitos do usuário final. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a viabilidade da utilização de uma ferramenta computacional de suporte à decisão na escolha das variáveis linguísticas de um Sistema de Inferência Nebuloso, na seleção da projeção cartográfica para a representação de uma região da superfície terrestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ANTOUN NETTO, S. O.; VASCONCELLOS, J. C. P. de; SOUZA, F. J. de; BERNARDO FILHO, O. ENFOQUE CIENTÍFICO NA DETERMINAÇÃO DAS VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS DE UM SISTEMA DE INFERÊNCIA NEBULOSO PARA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43771. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43771. Acesso em: 9 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sergio Orlando Antoun Netto, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Empresa Municipal de Informática (IPLANRIO)

José Carlos Penna de Vasconcellos, UFRJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia - Programa de Pós Graduação em Engenharia de Computação / Geomática

Flávio Joaquim de Souza, UFRJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia - Programa de Pós Graduação em Engenharia de Computação / Geomática

Orlando Bernardo Filho, UFRJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Engenharia - Programa de Pós Graduação em Engenharia de Computação / Geomática