Enfoque Científico na Determinação das Variáveis Linguísticas de um Sistema de Inferência Nebuloso para Projeções Cartográficas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A construção de um mapa exige, antes de tudo, o estabelecimento de um método, segundo o qual, a cada ponto da Terra, corresponda um ponto do mapa e vice-versa. Diversos métodos podem ser empregados para se obter essa correspondência de pontos, constituindo as chamadas "projeções cartográficas". Cada projeção cartográfica tem suas próprias equações, de modo a garantir que cada ponto na superfície real tenha um único correspondente no plano, sendo a recíproca verdadeira, caracterizando uma função bijetora. É impossível proceder à transformação da superfície real no plano, sem qualquer deformação e alteração das características geométricas reais da Terra. Portanto, a escolha da projeção cartográfica adotada na representação de uma região da superfície terrestre é importante e dependerá principalmente dos requisitos do usuário final. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a viabilidade da utilização de uma ferramenta computacional de suporte à decisão na escolha das variáveis linguísticas de um Sistema de Inferência Nebuloso, na seleção da projeção cartográfica para a representação de uma região da superfície terrestre.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ANTOUN NETTO, S. O.; VASCONCELLOS, J. C. P. de; SOUZA, F. J. de; BERNARDO FILHO, O. Enfoque Científico na Determinação das Variáveis Linguísticas de um Sistema de Inferência Nebuloso para Projeções Cartográficas. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43771. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43771. Acesso em: 10 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").