METODOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DO AJUSTAMENTO DE REDES GEODÉSICAS GPS DE DENSIFICAÇÃO OU EXTENSÃO

Conteúdo do artigo principal

José Carlos Penna de Vasconcellos

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia para ajustamento de redes geodésicas GPS de densificação ou extensão, a qual substitui com vantagem o tratamento clássico que utiliza um ajustamento livre seguido por uma "transformação de Helmert". A característica deste método é introduzir um procedimento estatisticamente ótimo, baseado no princípio dos mínimos quadrados, que permita ajustar a nova rede vinculando-a a pontos fiduciais e conectando-a a pontos de ligação com redes vizinhas de mesmo nível, considerados "hierarquicamente superiores". A técnica da "propriedade reprodutora" permite que esses pontos sejam ponderados em função das variâncias decorrentes de suas determinações, mas tenham suas coordenadas preservadas. O procedimento adotado consiste em fazer com que as variâncias dos pontos de injunção sejam introduzidas na nova rede, e que as coordenadas desses pontos, modificadas pelo ajustamento, sejam recuperadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VASCONCELLOS, J. C. P. de. METODOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DO AJUSTAMENTO DE REDES GEODÉSICAS GPS DE DENSIFICAÇÃO OU EXTENSÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 1, 2008. DOI: 10.14393/rbcv60n1-44883. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44883. Acesso em: 9 out. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Carlos Penna de Vasconcellos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

possui graduação em Bacharel Em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1969) , graduação em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia (1980) , mestrado em Ciência Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1986) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cartografia Geodésia Fotogrametria e Sensoriamento, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Cartografia e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Cartografia. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Ajustamento Estatístico de Mensurações. Atuando principalmente nos seguintes temas: Densificação, Redes geodésicas, Ajustamento, GPS, Propriedade reprodutora.