Cartografia na Educação Básica: Reflexões sobre a Prática do Professor de Geografia

Conteúdo do artigo principal

Adriany de Avila Melo Sampaio
https://orcid.org/0000-0003-4428-8395
Antônio Carlos Freire Sampaio
https://orcid.org/0000-0001-6884-2413

Resumo

A Cartografia é um dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos na disciplina de Geografia, em todos os anos da Educação Básica, sendo fundamental para a representação dos fenômenos geográficos e, por conseguinte, para a formação do cidadão. Quanto mais ampla for a formação em Geografia, mais amplas serão as suas leituras do mundo. No Currículo Escolar, a Cartografia está inserida na Geografia como um conteúdo e como uma linguagem. Neste artigo, será apresentada uma pesquisa que tem como objetivo diagnosticar a realidade dos professores que lecionavam Geografia na Educação Básica das Escolas Públicas dos Municípios de Araguari, Campo Florido, Prata, Uberaba e Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, Brasil. O enfoque do texto são os dados relacionados à prática do professor de Geografia em relação à Cartografia ensinada e aprendida na escola.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SAMPAIO, A. de A. M.; SAMPAIO, A. C. F. . Cartografia na Educação Básica: Reflexões sobre a Prática do Professor de Geografia . Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, n. 4, p. 727–744, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72n4-54349. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/54349. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Adriany de Avila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia

Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Antônio Carlos Freire Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia

Professor
Doutor em Geografia
Universidade Federal de Uberlândia