ATUALIZAÇÃO DA BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL COMO APOIO À GESTÃO DE BACIA HIDROGRÁFICA EM CAMARÁ, PB
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A gestão de bacias hidrográficas teve início no Brasil com o Programa Nacional de Microbacias Hidrográficas (1987) e, posteriormente, com o Programa Nacional das Águas (1997), que instituiu a política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que culminou na formulação de propostas para a melhoria dessa gestão no país. O objetivo deste trabalho foi atualizar o mapa cartográfico base, estradas, localidades e infra estrutura, assim como fazer a atualização do mapa de rede de drenagem e da delimitação das sub-bacias hidrográficas de Camará, PB. A bacia hidrográfica de Camará representa uma bacia de 5ª ordem e apresenta-se com padrão de drenagem de aspecto arborescente, subparalela dendrítica. O mapa base foi elaborado em escala de 1:85.000 e a atualização foi realizada com base no levantamento de campo por meio de 350 pontos georreferenciados para observação e descrição da área e com utilização da imagem de satélite CBERS. Foram enumeradas 35 localidades distribuídas por cinco municípios, com acréscimo de 68,8 km para 130,1 km, ou seja, 61,3 km de estradas. A totalização da extensão dos canais de drenagem somou 194,4 km, dos quais 122,2 km foram acrescidos por esta pesquisa. As sub-bacias que contribuem diretamente são as de primeira ordem Riacho do Pinga, Riacho Vista Alegre, Riacho Camará e Riacho do Boi, que correspondem a 12,8%, 3,3%, 55,2% e 28,7% da área total da bacia hidrográfica Camará, respectivamente. Nesse sentido, a divisão e atualização propostas nesta pesquisa facilitarão a gestão desta bacia hidrográfica.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").