ATUALIZAÇÃO DA BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL COMO APOIO À GESTÃO DE BACIA HIDROGRÁFICA EM CAMARÁ, PB
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A gestão de bacias hidrográficas teve início no Brasil com o Programa Nacional de Microbacias Hidrográficas (1987) e, posteriormente, com o Programa Nacional das Águas (1997), que instituiu a política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que culminou na formulação de propostas para a melhoria dessa gestão no país. O objetivo deste trabalho foi atualizar o mapa cartográfico base, estradas, localidades e infra estrutura, assim como fazer a atualização do mapa de rede de drenagem e da delimitação das sub-bacias hidrográficas de Camará, PB. A bacia hidrográfica de Camará representa uma bacia de 5ª ordem e apresenta-se com padrão de drenagem de aspecto arborescente, subparalela dendrítica. O mapa base foi elaborado em escala de 1:85.000 e a atualização foi realizada com base no levantamento de campo por meio de 350 pontos georreferenciados para observação e descrição da área e com utilização da imagem de satélite CBERS. Foram enumeradas 35 localidades distribuídas por cinco municípios, com acréscimo de 68,8 km para 130,1 km, ou seja, 61,3 km de estradas. A totalização da extensão dos canais de drenagem somou 194,4 km, dos quais 122,2 km foram acrescidos por esta pesquisa. As sub-bacias que contribuem diretamente são as de primeira ordem Riacho do Pinga, Riacho Vista Alegre, Riacho Camará e Riacho do Boi, que correspondem a 12,8%, 3,3%, 55,2% e 28,7% da área total da bacia hidrográfica Camará, respectivamente. Nesse sentido, a divisão e atualização propostas nesta pesquisa facilitarão a gestão desta bacia hidrográfica.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/3.0/88x31.png)
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").