DIFERENCIAÇÃO DA SILVICULTURA DE EUCALIPTO E PINUS, NA REGIÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO TIBAGI
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a eficácia do método de Crippen e Blom subjacente à ferramenta Vegetation Suppressing Tool, presente no aplicativo ENVI 4.4, aplicada a imagens orbitais Landsat TM, para identificar diferentes agrupamentos arbóreos homogêneos, associados à silvicultura. A ferramenta foi aplicada a quatro agrupamentos de imagens Landsat TM, que cobrem a região da Bacia Hidrográfica do Tibagi (órbita/ponto 221/77, 221/78, 222/76, 222/77), todas de 2007. As imagens foram classificadas utilizando o método de máxima verossimilhança (MAXVER). Os diferentes agrupamentos identificados na imagem foram aferidos em atividade de campo, em 20 pontos na região de Telêmaco Borba, predeterminados em laboratório. Esse resultado demonstra que imagens pós aplicação da rotina de supressão de vegetação mostraram-se eficazes na identificação de florestamento, apresentando realce de alvos silviculturais, viabilizando também a diferenciação entre os dois gêneros Pinus sp. e Eucalyptus sp. A ferramenta utilizada também se mostrou eficaz na identificação de pequenos talhões de silvicultura em meio a áreas com floresta nativa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERREIRA, J. H. D.; DE OLIVEIRA, M. A.; VIERO, G. P.; FERREIRA, R. J. D.; PEREIRA, P. S.; DE SOUZA FILHO, E. E. DIFERENCIAÇÃO DA SILVICULTURA DE EUCALIPTO E PINUS, NA REGIÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO TIBAGI. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n2-43732. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43732. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").