DIFERENCIAÇÃO DA SILVICULTURA DE EUCALIPTO E PINUS, NA REGIÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO TIBAGI

Conteúdo do artigo principal

José Hilário Delconte Ferreira
Márcia Aparecida de Oliveira
Guilherme Pedro Viero
Rebeca Janina Delconte Ferreira
Paulo Sérgio Pereira
Edvard Elias de Souza Filho

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a eficácia do método de Crippen e Blom subjacente à ferramenta Vegetation Suppressing Tool, presente no aplicativo ENVI 4.4, aplicada a imagens orbitais Landsat TM, para identificar diferentes agrupamentos arbóreos homogêneos, associados à silvicultura. A ferramenta foi aplicada a quatro agrupamentos de imagens Landsat TM, que cobrem a região da Bacia Hidrográfica do Tibagi (órbita/ponto 221/77, 221/78, 222/76, 222/77), todas de 2007. As imagens foram classificadas utilizando o método de máxima verossimilhança (MAXVER). Os diferentes agrupamentos identificados na imagem foram aferidos em atividade de campo, em 20 pontos na região de Telêmaco Borba, predeterminados em laboratório. Esse resultado demonstra que imagens pós aplicação da rotina de supressão de vegetação mostraram-se eficazes na identificação de florestamento, apresentando realce de alvos silviculturais, viabilizando também a diferenciação entre os dois gêneros Pinus sp. e Eucalyptus sp. A ferramenta utilizada também se mostrou eficaz na identificação de pequenos talhões de silvicultura em meio a áreas com floresta nativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, J. H. D.; DE OLIVEIRA, M. A.; VIERO, G. P.; FERREIRA, R. J. D.; PEREIRA, P. S.; DE SOUZA FILHO, E. E. DIFERENCIAÇÃO DA SILVICULTURA DE EUCALIPTO E PINUS, NA REGIÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO TIBAGI. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43732. Acesso em: 16 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Hilário Delconte Ferreira, UEM - universidade Estadual de Maringá UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

PEA

Márcia Aparecida de Oliveira, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Campo Mourão - COAMB

Guilherme Pedro Viero, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Campo Mourão - COAMB

Rebeca Janina Delconte Ferreira, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Campo Mourão - COAMB

Paulo Sérgio Pereira, COPEL - Companhia Paranaense de Energia

Departamento de Meio Ambiente da DGT

Edvard Elias de Souza Filho, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Geografia - GEMA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)