DETECÇÃO DE ALTERAÇÕES EM ALVOS AGRÍCOLAS E FLORESTAIS EMPREGANDO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO EM UMA SÉRIE MULTITEMPORAL DE IMAGENS LANDSAT

Conteúdo do artigo principal

Jair Jacomo Bertucini Junior
Jorge Antonio Silva Centeno

Resumo

A cobertura do solo especiï¬camente o uso agrícola é objeto do monitoramento por imagens de satélite. O conhecimento da cobertura do solo e suas mudanças permite monitorar e gerir o uso da terra. A série de imagens Landsat é uma das mais importantes fontes de dados para esse ï¬ m pois são de fácil aquisição e possui uma resolução temporal adequada. As mudanças do comportamento espectral de alvos agrícolas e florestais, especiï¬camente referentes à fenologia em uma escala temporal deï¬nida são possíveis de serem mensuradas através do uso da limiarização de imagens, pelo Método de Otsu, para os índices de vegetação, NDVI e SAVI. O conhecimento do calendário agrícola e do clima local é primordial para a identiï¬cação do desenvolvimento de cada espécie estudada visando conhecer e identiï¬car as mudanças ocorridas. Para isso o uso de imagens de satélite em diferentes datas permite monitorar o ciclo vegetativo de cada cultura e as mudanças em um determinado período. Dessa maneira é possível usando dados dos satélites Landsat 7 e 8, implementar um modelo de detecção contínua que permita fazer o monitoramento do uso da terra em lavouras e áreas florestais, naturais ou cultivadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BERTUCINI JUNIOR, J. J.; SILVA CENTENO, J. A. DETECÇÃO DE ALTERAÇÕES EM ALVOS AGRÍCOLAS E FLORESTAIS EMPREGANDO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO EM UMA SÉRIE MULTITEMPORAL DE IMAGENS LANDSAT. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n6-44306. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44306. Acesso em: 24 maio. 2024.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)