O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE DE MÉDIA RESOLUÇÃO NA AVALIAÇÃO DA EXPANSÃO URBANA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO TIBAGI - PR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho buscou avaliar a relação da expansão urbana com o crescimento da sua população em 30 municípios da bacia do rio Tibagi, no estado do Paraná, entre os anos de 1986 e 2007. A expansão urbana foi levantada através de imagens do satélite Landsat, utilizando-se dos softwares SPRING e ENVI, bem como dados de população do IBGE. O ENVI foi utilizado para georreferenciar e aplicar o filtro Vegetation Supression, enquanto o SPRING foi utilizado para relacionar a classe urbana com cada um dos municípios da bacia. Para a relação entre o uso do solo e a população, quando considerada a distribuição espacial, o coeficiente de correlação de Pearson mostrou-se estatisticamente significativo em todo o período de estudo. Considerando-se a distribuição temporal, o coeficiente de correlação de Pearson mostrou-se estatisticamente significativo em 63% dos casos, apesar de ser em 90% dos casos superior a 0,70.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
FERREIRA, José Hilário Delconte; OLIVEIRA, Márcia Aparecida de; FERREIRA, Rebeca Janina Delconte; VIERO, Guilherme Pedro; PEREIRA, Paulo Sérgio; SOUZA FILHO, Edvard Elias de. O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE DE MÉDIA RESOLUÇÃO NA AVALIAÇÃO DA EXPANSÃO URBANA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO TIBAGI - PR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 4, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n4-43658. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43658. Acesso em: 5 dez. 2025.