DETECÇÃO DE CICATRIZES DO FOGO NA VEGETAÇÃO CERRADO DO DISTRITO FEDERAL ENTRE 1999 A 2011
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A vegetação do Cerrado possui adaptações ao fogo, porém, quando descontrolado, o fogo provoca grandes impactos como a liberação de gases de efeito estufa e a perda de biodiversidade. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma técnica de detecção de cicatrizes do fogo em vegetação do Cerrado e quantiï¬car as áreas atingida por fogo no Distrito Federal, localizado no centro-oeste do Brasil. A técnica desenvolvida envolve um processamento semiautomático combinando a Análise de Componentes Principais (ACP) e a classiï¬cação por árvore de decisão. Foram utilizadas imagens Landsat 5 TM adquiridas entre 1999 e 2011. Estas imagens foram transformadas pela ACP para um redimensionamento dos dados e remoção da correlação entre as bandas. As imagens das componentes analisadas e aquelas que mostraram maior distinção dos valores da A CP para as áreas das cicatrizes (CP1, CP2 e CP5) foram utilizadas como entrada da Ãrvore de Decisão.A técnica de detecção de cicatrizes de queimadas apresentou acurácia total de aproximadamente 96%, com omissão e comissão de 50% e 20%, respectivamente. O mapeamento resultante da aplicação desta técnica mostrou que a maior área afetada pelo fogo ocorreu em 2010, totalizando 293,23 km² queimados. Outros anos com grandes áreas afetadas pelo fogo incluem 2004, 2007 e 2011.Os percentuais de áreas atingidas pelo fogo no Distrito Federal dentro de Unidades de Conservação de Proteção Integral representaram 51,8% e 44,3% em 2007 e 2010, respectivamente. Algumas áreas estudadas foram atingidas até 10 vezes por fogo recorrente durante o período estudado. Estima-se que 930,57 km² foram queimados entre uma e quatro vezes no Distrito Federal.Finalmente, observou-se que os anos com as maiores áreas queimadas foram aqueles com a menor precipitação acumulada nos meses de seca, indicando uma forte relação entre ocorrência do fogo e precipitação.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
SILVA, Camila Valeria de Jesus. DETECÇÃO DE CICATRIZES DO FOGO NA VEGETAÇÃO CERRADO DO DISTRITO FEDERAL ENTRE 1999 A 2011. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n4-44328. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44328. Acesso em: 7 abr. 2025.