IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E PAISAGENS NO ESTADO DE GOIÁS: MÉTODOS E CENÁRIOS NO CONTEXTO DA BACIA HIDROGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma nova proposta de seleção de áreas prioritárias para conservação, a qual considera tanto a qualidade e viabilidade ecológica das áreas de vegetação remanescente do Cerrado goiano, a partir do uso de dados e critérios ambientais no âmbito da paisagem, quanto a praticidade e a legalidade do uso de bacias hidrográficas para gestão. Esta proposta, baseada em um modelo matemático não-linear, permite variar parâmetros de acordo com os interesses sócio-econômicos e ambientais, gerando distintas soluções e cenários. Entre estas soluções, destacamos, para o conjunto de 1511 bacias hidrográficas maiores que 9.500 ha consideradas neste estudo, uma solução ótima, a qual prioriza as áreas de vegetação remanescente com elevada porcentagem de ambientes ripários, valorizando a vizinhança e a conectividade entre elas. Em particular, esta solução coincide com a existência de grandes corredores naturais, tais como, na região nordeste, o corredor Paranã-Pirineus, e na região sudoeste, o corredor que contém o Parque Nacional das Emas e as nascentes do Rio Araguaia. Da mesma forma, esta solução também corrobora para a implantação de novos corredores, voltados, entre outros, à conexão da região noroeste com a região nordeste. A nossa expectativa é de que este modelo possa contribuir tanto para valorização das áreas de vegetação remanescente em propostas de conservação, quanto para otimizar a restauração de áreas degradadas, auxiliando, entre outros, no desenho de novos arranjos espaciais, ecologicamente mais sustentáveis, das áreas de pastagens e agricultura.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").