MAPEAMENTO DA COBERTURA E USO DA TERRA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO ÓPTICO MULTITEMPORAIS E PROVENIENTES DE MÚLTIPLAS PLATAFORMAS

Conteúdo do artigo principal

Silvio Braz de Sousa
Laerte Guimarães Ferreira

Resumo

Mapas de cobertura e uso da terra são importantes instrumentos de gestão territorial, em particular quando capazes de representarem a dinâmica de ocupação. Especificamente, este estudo buscou entender e quantificar as transformações ocorridas na bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite (e nos sete municípios sob sua influência direta), estado de Goiás, Brasil, em quatro períodos distintos (1984, 1992, 2000 e 2011), a partir de um processo de classificação supervisionada (algoritmo Bhattacharya) de imagens Landsat 5 e 7, o qual também foi acompanhado do uso de dados sazonais e máscaras (obtidas via um modelo linear de mistura espectral e uso do índice NDBI - normalized difference built-up land index), com vistas à melhor identificação e delimitação de áreas agrícolas e urbanas e redução de erros causados pelo sombreamento em áreas de relevo declivoso. Para o ano de 2011, a identificação e separabilidade das classes foram ainda refinadas com o apoio de dados de campo e interpretação de uma imagem do satélite Thailand Earth Observation (THEOS / 2m de resolução) e de fotografias aéreas adquiridas com um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), modelo Sense Fly - Swinglet CAM, o que resultou em uma acuidade total entre 80 e 90%. Em 27 anos, período compreendido neste estudo, a vegetação natural remanescente na bacia e adjacências foi reduzida em aproximadamente 35%, ao mesmo tempo que se observou aumentos significativos da área agrícola (~ 47%) e malha urbana (~122%). Nossos resultados corroboram ainda o uso integrado de dados com múltiplas resoluções e provenientes de diferentes níveis de aquisição, à exemplo da combinação de dados orbitais tipo "Landsat" e de alta resolução espacial (> 5m) e mosaicos aéreos com detalhamento centimétrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUSA, S. B.; FERREIRA, L. G. MAPEAMENTO DA COBERTURA E USO DA TERRA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO ÓPTICO MULTITEMPORAIS E PROVENIENTES DE MÚLTIPLAS PLATAFORMAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43915. Acesso em: 27 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Silvio Braz de Sousa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Universidade Federal de Goiás - UFG Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG)

Laerte Guimarães Ferreira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Universidade Federal de Goiás - UFG Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)