MAPEAMENTO DA COBERTURA E USO DA TERRA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO ÓPTICO MULTITEMPORAIS E PROVENIENTES DE MÚLTIPLAS PLATAFORMAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Mapas de cobertura e uso da terra são importantes instrumentos de gestão territorial, em particular quando capazes de representarem a dinâmica de ocupação. Especificamente, este estudo buscou entender e quantificar as transformações ocorridas na bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite (e nos sete municípios sob sua influência direta), estado de Goiás, Brasil, em quatro períodos distintos (1984, 1992, 2000 e 2011), a partir de um processo de classificação supervisionada (algoritmo Bhattacharya) de imagens Landsat 5 e 7, o qual também foi acompanhado do uso de dados sazonais e máscaras (obtidas via um modelo linear de mistura espectral e uso do índice NDBI - normalized difference built-up land index), com vistas à melhor identificação e delimitação de áreas agrícolas e urbanas e redução de erros causados pelo sombreamento em áreas de relevo declivoso. Para o ano de 2011, a identificação e separabilidade das classes foram ainda refinadas com o apoio de dados de campo e interpretação de uma imagem do satélite Thailand Earth Observation (THEOS / 2m de resolução) e de fotografias aéreas adquiridas com um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), modelo Sense Fly - Swinglet CAM, o que resultou em uma acuidade total entre 80 e 90%. Em 27 anos, período compreendido neste estudo, a vegetação natural remanescente na bacia e adjacências foi reduzida em aproximadamente 35%, ao mesmo tempo que se observou aumentos significativos da área agrícola (~ 47%) e malha urbana (~122%). Nossos resultados corroboram ainda o uso integrado de dados com múltiplas resoluções e provenientes de diferentes níveis de aquisição, à exemplo da combinação de dados orbitais tipo "Landsat" e de alta resolução espacial (> 5m) e mosaicos aéreos com detalhamento centimétrico.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DE SOUSA, Silvio Braz; FERREIRA, Laerte Guimarães. MAPEAMENTO DA COBERTURA E USO DA TERRA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO ÓPTICO MULTITEMPORAIS E PROVENIENTES DE MÚLTIPLAS PLATAFORMAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n2-43915. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43915. Acesso em: 7 abr. 2025.