Juventudes rurais no Brasil
o que os estudos de revisão revelam?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69134Palavras-chave:
Estados da arte, Estudos de revisão, Juventudes ruraisResumo
Este artigo traz reflexões acerca da produção de conhecimento acumulado a respeito de juventudes rurais no Brasil. O corpus delimitado para o processo investigativo é constituído por cinco estudos de revisão da problemática em questão (SPOSITO, 2002; 2009; CASTRO et al., 2009; WEISHEIMER, 2005; COSTA; MOREIRA, 2018). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cuja produção, sistematização, tratamento e análise dos dados permitem afirmar que, dentre os estudos que abordam as juventudes, é pouco expressivo o enfoque nos jovens rurais. Os resultados revelaram que a temática da juventude é estudada em uma abordagem interdisciplinar, que coloca em questão a homogeneização dos jovens. Também foi evidenciado que há uma tendência que persiste em afirmar e reafirmar que os jovens são sujeitos em transição, indeterminados, que vivem no “vir a ser”, porque não são crianças e não são adultos.
Downloads
Referências
CASTRO, E. G. et al. Os jovens estão indo embora?: juventude rural e a construção de um ator político. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
CORROCHANO, M. C.; NAKANO, M. Jovens, mundo do trabalho e escola. In: SPOSITO, M. P. (coord.). Juventude e escolarização (1980-1998). Brasília: MEC: Inep: Comped, 2002. p. 95-134.
COSTA, A. F. S.; MOREIRA, M. I. C. Juventudes rurais no Brasil: um estado da arte (2006-2016). Curitiba: CRV, 2018.
DAYRELL, J. Juventude e escola. In: SPOSITO, M. P. (coord.). Juventude e escolarização (1980-1998). Brasília: MEC: Inep: Comped, 2002. p. 67-94.
DAYRELL, J.; CARRANO, P. O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006) – Prefácio. In: SPOSITO, M. P. (coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. p. 7-9. (Coleção Edvcere, v. 1).
SPOSITO, M. P. (coord.). Estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. (Coleção Edvcere, v. 1).
SPOSITO, M. P. (coord.). Estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. (Coleção Edvcere, v. 2).
SPOSITO, M. P. (coord.). Juventude e escolarização (1980-1998). Brasília: MEC: Inep: Comped, 2002.
WEISHEIMER, N. Juventudes rurais: mapa de estudos recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rainei Rodrigues Jadejiski, Erineu Foerste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.