Juventudes rurais no Brasil

o que os estudos de revisão revelam?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69134

Palavras-chave:

Estados da arte, Estudos de revisão, Juventudes rurais

Resumo

Este artigo traz reflexões acerca da produção de conhecimento acumulado a respeito de juventudes rurais no Brasil. O corpus delimitado para o processo investigativo é constituído por cinco estudos de revisão da problemática em questão (SPOSITO, 2002; 2009; CASTRO et al., 2009; WEISHEIMER, 2005; COSTA; MOREIRA, 2018). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cuja produção, sistematização, tratamento e análise dos dados permitem afirmar que, dentre os estudos que abordam as juventudes, é pouco expressivo o enfoque nos jovens rurais. Os resultados revelaram que a temática da juventude é estudada em uma abordagem interdisciplinar, que coloca em questão a homogeneização dos jovens. Também foi evidenciado que há uma tendência que persiste em afirmar e reafirmar que os jovens são sujeitos em transição, indeterminados, que vivem no “vir a ser”, porque não são crianças e não são adultos.

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Biografia do Autor

Rainei Rodrigues Jadejiski, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; coordenador pedagógico na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (CNPq).

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral pela Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen, Alemanha; professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Parcerias e Educação do Campo (CNPq).

Referências

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SPOSITO, M. P. (coord.). Estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. (Coleção Edvcere, v. 1).

SPOSITO, M. P. (coord.). Estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. (Coleção Edvcere, v. 2).

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

JADEJISKI, R. R.; FOERSTE, E. Juventudes rurais no Brasil: o que os estudos de revisão revelam?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 242–258, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69134. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69134. Acesso em: 22 dez. 2024.

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