Temas geradores e trabalho pedagógico no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-52241

Palavras-chave:

Temas geradores, Trabalho pedagógico, Escola do campo, Educação ambiental

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado sobre as possibilidades de contextualização da Educação Ambiental no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB). Tem, como objetivo central, relatar os modos de organização pedagógica dessa instituição escolar, apresentando as possíveis interfaces entre os temas geradores, o trabalho pedagógico e a realidade de vida dos estudantes. Em relação às questões metodológicas, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documentos da escola-campo, observações, vivências, conversas e questionários aplicados aos estudantes e professores da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária. Investigamos a organização do trabalho com os temas geradores, pautada, predominantemente, na obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire (2014). No trabalho com esses temas, identificamos que as questões do campo ambiental e social foram contempladas neste estudo. Compreendemos que tais questões ressoam no discurso e na tomada de consciência dos estudantes, demonstrando em suas falas, um enorme senso crítico. Constatamos, ainda, que as interfaces entre os temas geradores e o trabalho pedagógico possibilitaram uma estreita aproximação entre os saberes científico e popular.

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Biografia do Autor

Rainei Rodrigues Jadejiski , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; professor da rede estadual de educação do Espírito Santo, Brasil; coordenador pedagógico do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB). 

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil, com estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professor associado II do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade do Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

JADEJISKI , R. R.; BICALHO, R. . Temas geradores e trabalho pedagógico no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, Espírito Santo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 240–257, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52241. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52241. Acesso em: 22 dez. 2024.

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