Escola da Terra Capixaba

experiências formativas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68605

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação do Campo, Políticas Públicas

Resumo

Este texto traz experiências formativas de professoras do campo do sul do estado do Espírito Santo que participaram do curso de Especialização em Educação do Campo – Escola da Terra Capixaba.  As ações dessa formação continuada estiveram ligadas à atuação do grupo de pesquisa CNPq Culturas, Parcerias e Educação do Campo, da Universidade Federal do Espírito Santo, e foram referenciadas nos pressupostos da educação do campo, com foco na epistemologia da práxis como base para a construção de conhecimentos e de uma formação crítica e emancipadora. A metodologia do estudo se ancora nos pressupostos da pesquisa narrativa (auto)biográfica, tendo como colaboradoras as professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados revelam que o processo formativo possibilitou que as professoras repensassem a própria prática, tornando-as mais sensíveis à realidade dos estudantes campesinos e contribuindo para amenizar a lacuna dos estudos sobre educação do campo existente entre a formação inicial e a continuada.

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Biografia do Autor

Josiléia Curty de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; Secretária Executiva na mesma instituição, Campus Alegre, Brasil.

Rainei Rodrigues Jadejiski, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; coordenador pedagógico na rede estadual de educação do Espírito Santo, Brasil.

Ozana Luzia Galvão Baldotto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, estágio pós-doutoral pela Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen, Alemanha; professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

OLIVEIRA, J. C. de; JADEJISKI, R. R.; BALDOTTO, O. L. G.; FOERSTE, E. Escola da Terra Capixaba: experiências formativas docentes. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 17–41, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68605. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68605. Acesso em: 3 dez. 2024.

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