Educação do campo
cultivando saberes e fortalecendo comunidades camponesas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73278Palavras-chave:
Educação do campo, Movimentos sociais, Políticas Públicas, Formação docente, Transformação socialResumo
Este artigo emerge dos debates realizados na disciplina de Abordagens Histórico-sociológicas da Educação no Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). O estudo investiga a trajetória histórica da luta pela educação dos camponeses e a influência dela na formação de professores, com base em pesquisa bibliográfica. além disso, discute as políticas públicas que constituem a Educação do Campo e analisa os desafios e conquistas alcançados ao longo desse percurso. Destaca, ainda, o papel dos movimentos sociais na formulação de uma educação que respeita a diversidade e as especificidades do povo campesino, propondo um paradigma que transcende os moldes urbanos e capitalistas. A Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) é analisada como uma iniciativa fundamental para a formação de educadores capazes de atuar como agentes transformadores, promovendo uma educação contextualizada, interdisciplinar e comprometida com a emancipação social.
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