Educação do campo

cultivando saberes e fortalecendo comunidades camponesas

Autores

  • Alessandra Reinholz Velten Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-9790-0405
  • Eliana de Deus Sobrinho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Erineu Foerste Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73278

Palavras-chave:

Educação do campo, Movimentos sociais, Políticas Públicas, Formação docente, Transformação social

Resumo

Este artigo emerge dos debates realizados na disciplina de Abordagens Histórico-sociológicas da Educação no Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). O estudo investiga a trajetória histórica da luta pela educação dos camponeses e a influência dela na formação de professores, com base em pesquisa bibliográfica. além disso, discute as políticas públicas que constituem a Educação do Campo e analisa os desafios e conquistas alcançados ao longo desse percurso. Destaca, ainda, o papel dos movimentos sociais na formulação de uma educação que respeita a diversidade e as especificidades do povo campesino, propondo um paradigma que transcende os moldes urbanos e capitalistas. A Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) é analisada como uma iniciativa fundamental para a formação de educadores capazes de atuar como agentes transformadores, promovendo uma educação contextualizada, interdisciplinar e comprometida com a emancipação social.

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Biografia do Autor

  • Alessandra Reinholz Velten, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; pedagoga na rede estadual de educação do Espírito Santo, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo do Espírito Santo. 

  • Eliana de Deus Sobrinho, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; pedagoga na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins, Espírito Santo, Brasil.

  • Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral pela Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen, Alemanha; professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; fundador e líder do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq); fundador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação do Campo, da Cidade e Educação Social (NEPECES/UFES); coordenador do Programa de Educação do Campo (UFES).

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

VELTEN, Alessandra Reinholz; DEUS SOBRINHO, Eliana de; FOERSTE, Erineu. Educação do campo: cultivando saberes e fortalecendo comunidades camponesas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 62–72, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-73278. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73278. Acesso em: 18 abr. 2025.

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