Auto-organização

uma experiência educativa no Assentamento Boa Esperança, Alto Rio Novo, Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60929

Palavras-chave:

Auto-organização, Agricultura familiar, Educação não escolar, Trabalho

Resumo

Este texto relata a experiência de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2015 no Assentamento Boa Esperança, localizado no município de Alto Rio Novo/ES. O estudo objetivou compreender como se dá a produção de conhecimentos na auto-organização que se estabelece como processo educativo mediante saberes e fazeres que atravessam o cotidiano das famílias campesinas. Por meio de uma pesquisa qualitativa com abordagem dialética, três unidades familiares foram investigadas e, a partir da análise dos dados coletados, constatou-se que os processos de auto-organização influenciam nos modos como cada família produz a sua sobrevivência e contribuem para uma formação humanística dos sujeitos envolvidos. As vozes dos sujeitos pesquisados evidenciaram que a auto-organização representa uma possibilidade de educação não escolar, pois ela favorece a produção e a propagação de saberes vivenciados na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rainei Rodrigues Jadejiski, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor efetivo de Geografia da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, Brasil.

Eric de Oliveira, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; professor no Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, Brasil.

Alessandra Ribeiro Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora da rede municipal de educação de Serra, Espírito Santo, Brasil. 

Referências

BALDOTTO, O. L. G.; MORILA, A. P. Auto-organização no contexto da educação do campo. Kiri-Kerê: Pesquisa em Ensino, São Mateus, n. 2, p. 40-64, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/14414. Acesso em: 9 maio 2021.

BRANDÃO, C. R. (org.). A questão política da educação popular. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE. Alto Rio Novo. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/alto-rio- novo/panorama. Acesso em: 9 maio 2021.

KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

MAIA, J. N. Concepções de criança, infância e educação dos professores de educação infantil. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2012. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md- dissertacoes/11459-janaina-nogueira-maia.pdf. Acesso em: 9 maio 2021.

MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.

C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. p. 9-30.

NEVES, D. P. Agricultura familiar. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário de Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro: São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012. p. 32-40.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

POMUCHENQ, F. J. M.; DOS SANTOS, F. N. Ressignificação da auto-organização dos estudantes na EFA de Marilândia: possibilidades, avanços e desafios. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 11, 2020. Doi: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.9587. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9587. Acesso em: 9 maio 2021.

SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (org.). Infância (in)visível. Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2007. p. 25-49.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

JADEJISKI, R. R. .; OLIVEIRA, E. de; LIMA, A. R. Auto-organização: uma experiência educativa no Assentamento Boa Esperança, Alto Rio Novo, Espírito Santo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 39–52, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60929. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60929. Acesso em: 22 dez. 2024.