Auto-organização

uma experiência educativa no Assentamento Boa Esperança, Alto Rio Novo, Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60929

Palavras-chave:

Auto-organização, Agricultura familiar, Educação não escolar, Trabalho

Resumo

Este texto relata a experiência de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2015 no Assentamento Boa Esperança, localizado no município de Alto Rio Novo/ES. O estudo objetivou compreender como se dá a produção de conhecimentos na auto-organização que se estabelece como processo educativo mediante saberes e fazeres que atravessam o cotidiano das famílias campesinas. Por meio de uma pesquisa qualitativa com abordagem dialética, três unidades familiares foram investigadas e, a partir da análise dos dados coletados, constatou-se que os processos de auto-organização influenciam nos modos como cada família produz a sua sobrevivência e contribuem para uma formação humanística dos sujeitos envolvidos. As vozes dos sujeitos pesquisados evidenciaram que a auto-organização representa uma possibilidade de educação não escolar, pois ela favorece a produção e a propagação de saberes vivenciados na prática.

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Biografia do Autor

  • Rainei Rodrigues Jadejiski, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor efetivo de Geografia da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, Brasil.

  • Eric de Oliveira, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

    Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; professor no Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, Brasil.

  • Alessandra Ribeiro Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

    Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora da rede municipal de educação de Serra, Espírito Santo, Brasil. 

Referências

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

JADEJISKI, Rainei Rodrigues; OLIVEIRA, Eric de; LIMA, Alessandra Ribeiro. Auto-organização: uma experiência educativa no Assentamento Boa Esperança, Alto Rio Novo, Espírito Santo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 39–52, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60929. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60929. Acesso em: 8 jun. 2025.