Educação Popular e Educação do Campo

uma reflexão sobre as avaliações externas na perspectiva da reprodução social de Pierre Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-75714

Palavras-chave:

Escola pública, Função social, Estado do Espírito Santo

Resumo

Este texto traz discussões sobre a Educação Popular, a Educação do Campo e as avaliações externas do sistema escolar brasileiro, que medem o desempenho dos estudantes a partir de testes padronizados, elaborados por agentes externos à escola. O estudo fundamenta-se na teoria da reprodução social de Bourdieu (1989; 1998; 2013), que tem como tese central a relação do capital cultural e o habitus dos estudantes e suas famílias, com o desempenho e o êxito escolar; em Freire (2023) e Caldart (2004; 2020), para discutir a reafirmação das lutas pela educação em uma sociedade desigual a partir de um pensamento político, pedagógico e social. Trata-se uma reflexão teórica que parte da análise dos resultados das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo, realizadas no estado do Espírito Santo, em 2023, para problematizar como as avaliações externas podem se colocar a serviço do Estado, reproduzindo diferenças sociais. As teorizações revelam que essas avaliações têm levado escolas e professores a competirem entre si para alcançarem os níveis exigidos, reproduzindo uma ideologia dos órgãos públicos que, além de mascarar o que é, de fato, um ensino de qualidade, desconsidera as realidades das populações campesinas, aprofundando desigualdades em vez de combatê-las.

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Biografia do Autor

Edineia Koeler, Secretaria Municipal de Educação do Município de Santa Maria de Jetibá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; com período sanduíche na Universität Viadrina, Alemanha; coordenadora da área de Ciências Humanas na Secretaria Municipal de Educação do Município de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, Brasil; participante do Grupo de Pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias (UFES/CNPq).

Juber Helena Baldotto Delboni, Secretaria Municipal de Educação do Município de Santa Maria de Jetibá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; supervisora escolar na Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, Brasil; participante do Grupo de Pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias (UFES/CNPq).

Josiléia Curty de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; secretária executiva na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; participante do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq).

Rainei Rodrigues Jadejiski, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; coordenador pedagógico na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, Brasil; participante do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq).

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

KOELER, E.; DELBONI, J. H. B.; OLIVEIRA, J. C. de; JADEJISKI, R. R. Educação Popular e Educação do Campo: uma reflexão sobre as avaliações externas na perspectiva da reprodução social de Pierre Bourdieu. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 25–47, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-75714. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75714. Acesso em: 21 dez. 2024.

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