Culturas, resistências e educação do campo

diálogos a partir da obra de Milton Nascimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73745

Palavras-chave:

Culturas, Resistências, Educação do campo, Música, Milton Nascimento

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir e tensionar as culturas, as resistências e a educação do campo estabelecendo diálogos a partir da obra de Milton Nascimento. Reconhecemos, neste contexto, a música como um instrumento facilitador, tensionador e negociador no processo educativo, pois permite o aprendizado a partir do ouvir de maneira ativa e reflexiva, desenvolvendo a sensibilidade para os sons, a melodia, a afetividade, além de estimular o desenvolvimento da capacidade de reconhecer movimentos de identidade cultural, ontológicas e sociais presentes nas letras das músicas. Assim, analisaremos algumas letras de músicas da obra de Milton Nascimento, buscando refletir acerca das características relacionadas às culturas, às resistências e a educação do campo, de modo a evidenciar o pulsar da vida e os ensinamentos dos sujeitos campesinos, das lutas deles em processos de resistências, bem como do contexto e dos direitos da Educação do Campo, que trazem a questão do viver a vida em toda a sua plenitude e boniteza.

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Biografia do Autor

Eduardo Carlos Souza Cunha, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste, Brasil; integrante do Grupo de pesquisa do Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Amefricanidade (IFSC).

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral pela Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen,  Alemanha; professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; fundador e líder do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq); fundador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação do Campo, da Cidade e Educação Social (NEPECES/UFES); coordenador do Programa de Educação do Campo (UFES).

Adriano Ramos de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo e Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Itapina, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq) e do Grupo de Estudos Pesquisa de Fundamentos em Educação Especial (UFES/CNPq). 

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

CUNHA, E. C. S.; FOERSTE, E.; SOUZA, A. R. de. Culturas, resistências e educação do campo: diálogos a partir da obra de Milton Nascimento. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 65–82, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73745. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73745. Acesso em: 21 dez. 2024.