Tensionamentos e diálogos sobre culturas, currículos e docência da Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73694

Palavras-chave:

Culturas, Currículos, Docência, Educação do campo

Resumo

Objetivamos tensionar e analisar como operam a docência, os currículos e as culturas no cotidiano escolar em diálogo com a educação do campo, tecendo e desvelando discussões a respeito de como conceitos tão importantes no processo educacional estruturam a identidade de professores e professoras, mediante os currículos nos espaços escolares a partir das culturas vivenciadas no cotidiano da educação campesina. Questionamos: qual a importância das culturas nos currículos e nas docências da educação do campo? Qual a importância de currículos construídos junto com a comunidade campesina? Como a docência pode contribuir para a vivência e constituição de um currículo emancipatório e político no cotidiano escolar, levando em consideração os sujeitos campesinos, suas culturas e a educação do campo? Mediante levantamento bibliográfico, empreendemos discussões acerca das docências, dos currículos vividos e praticados no cotidiano escolar e as culturas que caracterizam identidades, saberes e fazeres dos sujeitos campesinos. Inferimos uma discussão face aos desafios que se impõem num mundo marcado por sistemas de padronização e uniformização territorial que visam à homogeneização social, espacial e cultural imposta e determinada por uma lógica neoliberal e capitalista.

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Biografia do Autor

Eduardo Carlos Souza Cunha, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste, Brasil; integrante do Grupo de pesquisa do Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Amefricanidade (IFSC).

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral pela Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen,  Alemanha; professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; fundador e líder do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq); fundador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação do Campo, da Cidade e Educação Social (NEPECES/UFES); coordenador do Programa de Educação do Campo (UFES).

Ozana Luzia Galvão Baldotto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; membro do Grupo de pesquisa do Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq).

Silas Lacerda dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; membro do Grupo de pesquisa do Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq); bolsista vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

CUNHA, E. C. S.; FOERSTE, E.; BALDOTTO, O. L. G.; SANTOS, S. L. dos. Tensionamentos e diálogos sobre culturas, currículos e docência da Educação do Campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 48–64, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73694. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73694. Acesso em: 21 dez. 2024.