Tensionamentos e diálogos sobre culturas, currículos e docência da Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73694Palavras-chave:
Culturas, Currículos, Docência, Educação do campoResumo
Objetivamos tensionar e analisar como operam a docência, os currículos e as culturas no cotidiano escolar em diálogo com a educação do campo, tecendo e desvelando discussões a respeito de como conceitos tão importantes no processo educacional estruturam a identidade de professores e professoras, mediante os currículos nos espaços escolares a partir das culturas vivenciadas no cotidiano da educação campesina. Questionamos: qual a importância das culturas nos currículos e nas docências da educação do campo? Qual a importância de currículos construídos junto com a comunidade campesina? Como a docência pode contribuir para a vivência e constituição de um currículo emancipatório e político no cotidiano escolar, levando em consideração os sujeitos campesinos, suas culturas e a educação do campo? Mediante levantamento bibliográfico, empreendemos discussões acerca das docências, dos currículos vividos e praticados no cotidiano escolar e as culturas que caracterizam identidades, saberes e fazeres dos sujeitos campesinos. Inferimos uma discussão face aos desafios que se impõem num mundo marcado por sistemas de padronização e uniformização territorial que visam à homogeneização social, espacial e cultural imposta e determinada por uma lógica neoliberal e capitalista.
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