Os impactos da pobreza na educação

uma análise a respeito da exclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64994

Palavras-chave:

Desigualdade social, Educação, Pobreza, Questão social

Resumo

Este artigo problematiza os impactos da pobreza na educação de crianças e adolescentes, analisando as causalidades da exclusão social. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e utiliza um questionário semiestruturado para a coleta de dados junto a cinco professoras de uma escola pública do município de Serra-ES. Como resultado, observa-se que essas docentes compreendem a pobreza e a exclusão social como um obstáculo na educação de crianças e adolescentes e percebem a necessidade de uma política pública eficaz voltada para a educação dos menos favorecidos. Entretanto, algumas dessas profissionais ainda não se despertaram como agentes sociais envolvidas para essa intervenção, explicitando em suas respostas que não se veem imbricadas com questões que vão além do ato de ensinar os conteúdos clássicos disciplinares, revelando-se alheias à realidade dos estudantes.

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Biografia do Autor

Alessandra Ribeiro Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; pedagoga e professora da Educação Infantil na rede municipal de educação de Serra, Espírito Santo, Brasil.

Rainei Rodrigues Jadejiski, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, Brasil.

Maurício Valeriano Gomes, Centro Universitário Internacional Uninter

Graduando em História no Centro Universitário Internacional Uninter, Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

LIMA, A. R.; JADEJISKI, R. R.; GOMES, M. V. Os impactos da pobreza na educação: uma análise a respeito da exclusão social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 36–53, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64994. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64994. Acesso em: 22 dez. 2024.