Os Os gestos didáticos no trabalho de professoras alfabetizadoras no contexto de ensino remoto

Autores

  • Andreia Rezende Garcia-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafaela Reis Castor Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.72861

Palavras-chave:

Trabalho docente, Gestos didáticos, Alfabetização, Ensino remoto, Videoaulas

Resumo

RESUMO:

Este artigo tem como principal objetivo identificar os gestos didáticos fundadores e específicos (Barros, 2013; Dolz, 2017) de professoras alfabetizadoras, sobretudo nas aulas de Língua Portuguesa, no trabalho com a compreensão de textos, durante o ensino remoto no ano de 2020. Os dados foram gerados a partir de gravações em áudio e vídeo de videoaulas de duas professoras alfabetizadoras de uma escola privada de Minas Gerais, na região sudeste do país, além de entrevistas semiestruturadas com cada uma das professoras. O processo de alfabetização (Soares, 2020; 2021) e ensino da compreensão textual (Brasil, 2018) são compreendidos como um percurso metódico, com base em princípios interacionistas (Bronckart, 2006), de reflexão sobre o sistema de escrita e sobre os objetivos comunicativos dos diversos gêneros textuais que circulam socialmente. Os resultados da investigação revelam que as professoras alfabetizadoras acionam diferentes gestos didáticos, tanto fundadores quanto específicos, para promover a alfabetização das crianças inseridas no ensino remoto, com o objetivo de ensinar os conteúdos planejados e também de organizar o tempo de aula nessa modalidade de ensino. Os gestos encontrados nas aulas analisadas, sobretudo os linguageiros, constituem o trabalho docente em turmas de alfabetização e fazem-se presentes também no ensino presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Reis Castor, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Educação pela UFJF. 

Referências

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 35-53.

BARROS, E. M. D. de. Gestos didáticos fundadores: a mobilização da memória das aprendizagens no desenvolvimento da sequência didática. Anais do Sielp, Uberlândia: Edufu, v. 2, n.1, p. 1-15, 2012.

BARROS, E. M. D. de. O trabalho do professor sob o ponto de vista dos gestos didáticos. RBLA, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 741-769, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/KxbcX8dLgZHn7ysgFQ9CHMv/. Acesso em: 10/09/2023 DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982013005000011

BARROS, E. M. D.; CORDEIRO, G. S.; GOLÇALVES, A. V. (Orgs.) Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e Gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Raquel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

CARNIN, A. O trabalho e a escrita do professor de Língua Portuguesa em formação continuada: Questões de linguagem e desenvolvimento profissional. In: GUIMARÃES, A. M. de. M.; CARNIN, A.; BICALHO, D. C (org.). Formação e trabalho docente: múltiplos olhares para o ensino de língua materna. Campinas, SP: Pontes, 2016. p. 33-58.

CASTOR, R. R. O trabalho de professoras alfabetizadoras sob o ponto de vista dos gestos didáticos no contexto do ensino remoto. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2023.

CERVERA, M. C. da S. F. Uma interpretação do agir docente revelado pelos gestos didáticos e os gestos de aprendizagem no contexto da graduação e da pós-graduação. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, São Paulo, 2015.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.

COSTA, M. F. Os conflitos vivenciados em torno do trabalho docente na perspectiva de professoras da educação básica no contexto de pandemia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p. 326. 2021.

DOLZ, J. A pesquisa, uma necessidade para os professores de língua. [Entrevista concedida a Alessandra Augusta Pereira da Silva e Carla Messias Ribeiro da Silva]. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 4, n. 7, p. 11-22, 2012. DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.v4i7.112

DOLZ, J. Prefácio. In: BARROS, E. M. D. De.; CORDEIRO, G. S.; GONÇALVES, A. V (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 7-12.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam . São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf . Acesso em:10 mai. 2022.

HARDMEYER, C. M. R. da S. O agir e os gestos didáticos do professor de Língua Portuguesa: Entre os gêneros de textos e a leitura. In: BARROS, E. M. D. De.; CORDEIRO, G. S.; GONÇALVES, A. V (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 83-118.

LEAL, T. F.; CRUZ, M. do C. S.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Heterogeneidade e direitos de aprendizagem na alfabetização: os diferentes percursos dos estudantes. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais: ano 01, unidade 07 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 6-13.

MACHADO, A. R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

MACHADO, A. R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. M.; MACHADO, A. R (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.

NASCIMENTO, E. L. O agir do professor (re) configurado nos gestos profissionais. In: NASCIMENTO, E. L.; ROJO, R. H. R. Gêneros de texto / discurso: e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2014. p. 121-143

NASCIMENTO, E. L.; BRUM, E. P. Transposição didática e gestos profissionais de ensinar: A construção do objeto de ensino pelo professor de Língua Portuguesa. In: BARROS, E. M. D. De.; CORDEIRO, G. S.; GONÇALVES, A. V (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 47-81.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educ. Soc., Campinas, v. 42, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em:10/09/2023.

PESSOA, F.; PEREIRA, R. C. M. O agir docente em contexto de EJA: Saberes e gestos didáticos do professor alfabetizador. In: BARROS, E. M. D. De.; CORDEIRO, G. S.; GONÇALVES, A. V (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 151-181.

SANTOS, S. N. G. O trabalho do professor e seus gestos didáticos. Revista na Ponta do Lápis. Ano XII, n. 27, [recurso online], 2016. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2268/o-trabalho-do-professor-e-seus-gestos-didaticos. Acesso em: 18 ago. 2023.

SOARES, M. A alfabetização e o letramento no Brasil, segundo Magda Soares. In: desafios da educação. [S.l.], 22 ago. 2019. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/alfabetizacao-letramento/. Acesso em: 10/09/2023.

SOARES, M. Como fica a alfabetização e o letramento durante a pandemia? In: Futura. [S.l.], 08 ago. 2020. Disponível em: https://www.futura.org.br/como-fica-a-alfabetizacao-e-o-letramento-durante-a-pandemia/. 2020. Acesso em: 10 mai. 2022.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021.

SOUZA, K. R.; SANTOS, G.B.; RODRIGUES, A. M.S.; FELIX, E.G.; GOMES, L. Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde. Interface (Botucatu), p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/BRBSP9kR9Xr4jK7T68Ry6zw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

REZENDE GARCIA-REIS, A.; REIS CASTOR, R. Os Os gestos didáticos no trabalho de professoras alfabetizadoras no contexto de ensino remoto. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–26, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.72861. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72861. Acesso em: 21 nov. 2024.