Os Os gestos didáticos no trabalho de professoras alfabetizadoras no contexto de ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.72861Palavras-chave:
Trabalho docente, Gestos didáticos, Alfabetização, Ensino remoto, VideoaulasResumo
RESUMO:
Este artigo tem como principal objetivo identificar os gestos didáticos fundadores e específicos (Barros, 2013; Dolz, 2017) de professoras alfabetizadoras, sobretudo nas aulas de Língua Portuguesa, no trabalho com a compreensão de textos, durante o ensino remoto no ano de 2020. Os dados foram gerados a partir de gravações em áudio e vídeo de videoaulas de duas professoras alfabetizadoras de uma escola privada de Minas Gerais, na região sudeste do país, além de entrevistas semiestruturadas com cada uma das professoras. O processo de alfabetização (Soares, 2020; 2021) e ensino da compreensão textual (Brasil, 2018) são compreendidos como um percurso metódico, com base em princípios interacionistas (Bronckart, 2006), de reflexão sobre o sistema de escrita e sobre os objetivos comunicativos dos diversos gêneros textuais que circulam socialmente. Os resultados da investigação revelam que as professoras alfabetizadoras acionam diferentes gestos didáticos, tanto fundadores quanto específicos, para promover a alfabetização das crianças inseridas no ensino remoto, com o objetivo de ensinar os conteúdos planejados e também de organizar o tempo de aula nessa modalidade de ensino. Os gestos encontrados nas aulas analisadas, sobretudo os linguageiros, constituem o trabalho docente em turmas de alfabetização e fazem-se presentes também no ensino presencial.
Downloads
Referências
AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 35-53.
BARROS, E. M. D. de. Gestos didáticos fundadores: a mobilização da memória das aprendizagens no desenvolvimento da sequência didática. Anais do Sielp, Uberlândia: Edufu, v. 2, n.1, p. 1-15, 2012.
BARROS, E. M. D. de. O trabalho do professor sob o ponto de vista dos gestos didáticos. RBLA, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 741-769, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/KxbcX8dLgZHn7ysgFQ9CHMv/. Acesso em: 10/09/2023 DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982013005000011
BARROS, E. M. D.; CORDEIRO, G. S.; GOLÇALVES, A. V. (Orgs.) Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e Gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Raquel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
CARNIN, A. O trabalho e a escrita do professor de Língua Portuguesa em formação continuada: Questões de linguagem e desenvolvimento profissional. In: GUIMARÃES, A. M. de. M.; CARNIN, A.; BICALHO, D. C (org.). Formação e trabalho docente: múltiplos olhares para o ensino de língua materna. Campinas, SP: Pontes, 2016. p. 33-58.
CASTOR, R. R. O trabalho de professoras alfabetizadoras sob o ponto de vista dos gestos didáticos no contexto do ensino remoto. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2023.
CERVERA, M. C. da S. F. Uma interpretação do agir docente revelado pelos gestos didáticos e os gestos de aprendizagem no contexto da graduação e da pós-graduação. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, São Paulo, 2015.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.
COSTA, M. F. Os conflitos vivenciados em torno do trabalho docente na perspectiva de professoras da educação básica no contexto de pandemia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p. 326. 2021.
DOLZ, J. A pesquisa, uma necessidade para os professores de língua. [Entrevista concedida a Alessandra Augusta Pereira da Silva e Carla Messias Ribeiro da Silva]. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 4, n. 7, p. 11-22, 2012. DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.v4i7.112
DOLZ, J. Prefácio. In: BARROS, E. M. D. De.; CORDEIRO, G. S.; GONÇALVES, A. V (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 7-12.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam . São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf . Acesso em:10 mai. 2022.
HARDMEYER, C. M. R. da S. O agir e os gestos didáticos do professor de Língua Portuguesa: Entre os gêneros de textos e a leitura. In: BARROS, E. M. D. De.; CORDEIRO, G. S.; GONÇALVES, A. V (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 83-118.
LEAL, T. F.; CRUZ, M. do C. S.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Heterogeneidade e direitos de aprendizagem na alfabetização: os diferentes percursos dos estudantes. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais: ano 01, unidade 07 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 6-13.
MACHADO, A. R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
MACHADO, A. R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. M.; MACHADO, A. R (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.
NASCIMENTO, E. L. O agir do professor (re) configurado nos gestos profissionais. In: NASCIMENTO, E. L.; ROJO, R. H. R. Gêneros de texto / discurso: e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2014. p. 121-143
NASCIMENTO, E. L.; BRUM, E. P. Transposição didática e gestos profissionais de ensinar: A construção do objeto de ensino pelo professor de Língua Portuguesa. In: BARROS, E. M. D. De.; CORDEIRO, G. S.; GONÇALVES, A. V (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 47-81.
NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educ. Soc., Campinas, v. 42, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em:10/09/2023.
PESSOA, F.; PEREIRA, R. C. M. O agir docente em contexto de EJA: Saberes e gestos didáticos do professor alfabetizador. In: BARROS, E. M. D. De.; CORDEIRO, G. S.; GONÇALVES, A. V (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: Agir docente e gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 151-181.
SANTOS, S. N. G. O trabalho do professor e seus gestos didáticos. Revista na Ponta do Lápis. Ano XII, n. 27, [recurso online], 2016. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2268/o-trabalho-do-professor-e-seus-gestos-didaticos. Acesso em: 18 ago. 2023.
SOARES, M. A alfabetização e o letramento no Brasil, segundo Magda Soares. In: desafios da educação. [S.l.], 22 ago. 2019. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/alfabetizacao-letramento/. Acesso em: 10/09/2023.
SOARES, M. Como fica a alfabetização e o letramento durante a pandemia? In: Futura. [S.l.], 08 ago. 2020. Disponível em: https://www.futura.org.br/como-fica-a-alfabetizacao-e-o-letramento-durante-a-pandemia/. 2020. Acesso em: 10 mai. 2022.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021.
SOUZA, K. R.; SANTOS, G.B.; RODRIGUES, A. M.S.; FELIX, E.G.; GOMES, L. Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde. Interface (Botucatu), p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/BRBSP9kR9Xr4jK7T68Ry6zw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.