"Na teoria a prática é outra?"

Reflexões de professoras de inglês sobre as necessidades de crianças pequenas em contexto de ensino remoto do artigo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60145

Palavras-chave:

Educação infantil., Língua inglesa., Educação linguística., Covid-19.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir se e como as professoras de inglês da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental ressignificaram suas práticas visando atender às necessidades de acolhimento das crianças. O ano de 2020 trouxe outras adversidades à área de educação linguística em línguas adicionais para crianças por conta da pandemia da Covid-19, quando professoras e crianças tiveram que mudar suas rotinas para o ensino remoto. Posto isto, para atingir o objetivo proposto, selecionamos, transcrevemos e analisamos trechos gravados de uma roda de conversa na qual participaram 11 professoras. O foco das análises incidiu sobre os ensejos e as atitudes de acolhimento revelados em seus enunciados (BAKHTIN, 1999), sob as lentes de pesquisas que se ocupam de uma educação linguística (JORDÃO, 2018), incluindo na infância (KAWACHI-FURLAN; MALTA, 2020; TONELLI; KAWACHI-FURLAN, 2021). Os resultados apontam para os ensejos das docentes com intuito de contemplar as necessidades das crianças e para as atitudes de acolhimento. Observaram-se movimentos transdisciplinares que permitiram o redimensionamento do que significa ensinar e aprender línguas adicionais na infância para além do ensino pautado exclusivamente em conteúdos, abarcando conhecimentos de diversos campos, que contribuíram para transformações em seus próprios espaços.

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Biografia do Autor

  • Claudia Jotto Kawachi Furlan, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina

    Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) (http://www.uel.br/pos/ppgel/) e do Mestrado Profissional de Línguas Estrangeiras Modernas (http://www.uel.br/pos/meplem/). Membro do GT de Formação de Professores da Anpoll e líder do grupo de pesquisa FELICE/ CNPq.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

"Na teoria a prática é outra?" : Reflexões de professoras de inglês sobre as necessidades de crianças pequenas em contexto de ensino remoto do artigo. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 609–630, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60145. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60145. Acesso em: 7 maio. 2025.

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