Leitura literária na sala de aula

abordagens didático-metodológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64573

Palabras clave:

Literatura, Leitura Literária, Educação

Resumen

O propósito deste artigo é tecer aproximações entre literatura e educação, visto que ambas atrelam-se à sala de aula, ao que poderíamos denominar de trabalho com o texto literário nas escolas. Desse modo, o objetivo do trabalho é o apresentar algumas problemáticas envolvendo o ensino de literatura, principalmente, como alguns materiais didáticos fazem uso do texto literário. O corpus em estudo é composto de três livros didáticos - referentes a cada ciclo de ensino - comumente utilizados nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Além disso, o trabalho foi dividido em três partes. Inicialmente, foram esboçadas algumas reflexões sobre as aproximações entre literatura e educação e educação e literatura, dialogando com teóricos como Candido (2019), Perrone-Moisés (2006), Soares (1999) e Larrosa (2004). Após, foram apresentadas algumas contribuições para repensar práticas enraizadas nesses contextos, considerando autores como Dalvi (2013) e, por último, foram expostos alguns impasses metodológicos no que concerne ao ensino de literatura, ilustrando-os com materiais retirados dos livros didáticos, Borgatto et al (2017) e Cereja et al (2012, 2013). As considerações apresentadas revelaram que, por mais que haja um amplo debate sobre essa temática hoje, nos materiais didáticos ainda perduram concepções arraigadas de que os textos literários podem aparecer descontextualizados, fragmentados e com possibilidades restritivas de leitura/interpretação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Miguel Costa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0642-3138; e-mail: ana.m.costa@unesp.br.

Citas

BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

BOAL, A Estética do Oprimido. Reflexões errantes sobre o pensamento do ponto de vista estético e não científico. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2019, p.84.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In.: Vários escritos. 4.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2006. p.169-191.

FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil - 5ª edição. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.

JAUSS, H. R., et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Trad. e coord. Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad.: A. Veiga-Neto. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PERRONE-MOISES, L. Literatura para todos. In.: Literatura e sociedade. São Paulo: USP/ FFLCH/ DTLLC, 1996, pp. 27 e 28.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In.: A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Publicado

2022-06-02

Cómo citar

MIGUEL COSTA, A. C. Leitura literária na sala de aula: abordagens didático-metodológicas. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–19, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64573. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64573. Acesso em: 22 nov. 2024.