Utilização de texto jornalístico para o ensino de eletricidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64205

Palabras clave:

Ensino de Física, Eletricidade, Notícias jornalísticas

Resumen

Os conteúdos jornalísticos estão presentes no cotidiano de diversas formas e trazem conhecimentos acadêmicos de forma aplicável. A partir dessa percepção, este trabalho foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio de uma Escola de Educação Especial de Minas Gerais. Abordou-se a temática Eletricidade, tendo como ponto inicial uma matéria jornalística que apresentava o quantitativo de raios que caem no país e meios para que a população possa se proteger de tais descargas elétricas. Este trabalho foi desenvolvido a partir dos pressupostos de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, no qual foram utilizados diários de campo como instrumento de controle dos dados e a análise baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Em relação à utilização desse material para o desenvolvimento das aulas de Eletricidade, verificou-se que ele chama a atenção dos estudantes e possibilita maior participação, pois as notícias jornalísticas estão mais próximas de seus cotidianos e propiciam a aproximação e apropriação dos conceitos abordados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloisa Fernanda Francisco Batista, Escola Estadual Novo Horizonte - Educação Especial

Graduada em Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (2018), graduada em Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Educacional da Lapa (2020), Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Educamais, Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Faculdade de São Marcos (2020), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2021), Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Elisson Andrade Batista

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG); graduado em Matemática Licenciatura pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL); Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5075-8421; e-mail elisson.fisica@gmail.com

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BARRETO, L. C. D.; SHIMAZAKI, E. M. Alfabetização dos alunos público-alvo da Educação Especial: dificuldades dos professores no ensino regular. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-17, 2019.

BELANÇON, M. P. O ensino de física contextualizado ao século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 04, p. 1-3, 2017.

BELLEMAIN, P. M. B.; BIBIANO, M. F. A.; SOUZA, C. F. Estudar grandezas e medidas na educação básica. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Bases Legais. Parte I. Brasília: MEC, 2000a.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Bases Legais. Parte II. Brasília: MEC, 2000b.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-014/2011/Decreto/D7611.htm#art11> Acesso em: 12 jan. 2021.

CALDAS, G. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 117-130, 2006.

CARDOSO, D.; NORONHA, A.; WATANABE, G.; GURGEL, I. Texto jornalístico sobre Ciência: uma análise do discurso sobre a natureza da Ciência. ALEXANDRIA, v. 8, n. 3, p. 229-251, 2015.

CAZARRÉ, M. Brasil registra média de 78 milhões de raios por ano, diz Inpe. Agência Brasil. Lisboa, 28 set. 2017. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-09/brasil-registra-media-de-78-milhoes-de-raios-por-ano-diz-inpe>. Acesso em: 29 maio 2021.

CEOLIN, I.; CHASSOT, A. I.; NOGARO, A. Ampliando a alfabetização científica por meio do diálogo entre saberes acadêmicos, escolares e primevos. Revista Fórum Identidades, v. 18, p. 13-34, 2015.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação. 5ª ed. Unijuí, 2010.

CORREIA, D.; SAUERWEIN, I. P. S. As leituras de textos de divulgação científica feitas por licenciandas no estágio supervisionado em física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 3, p. 1-16, 2017.

COSTA, A. P.; VILAÇA, M. M.; MELO, L. V. O ensino de Grandezas e Medidas em um documento curricular oficial para o ensino básico. Ensino em Revista, v. 27, n.3, p. 934-955, 2019.

COSTA, T. P. C.; DELMONDES, R. F.; KERN, J.; SANTOS, J. D. A.; PRATA, D. N.; ROCHA, M. L. Interdisciplinaridade e Tecnologia: Relato de Experiência do Trabalho Realizado em Escola Pública de Ensino Médio. Revista CEREUS, v. 10, n. 4, p. 124-136, 2018.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. M. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 1999.

LIMA, G. S.; GIORDAN, M. O Movimento Docente para o Uso da Divulgação Científica em Sala de Aula: Um Modelo a partir da Teoria da Atividade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 493–520, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. [2. ed] - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro : E.P.U., 2015.

LUIZ, T. C. Jornalismo e ciência: uma análise de caso dos jornais Folha de S. Paulo e Folha do Estado (Cuiabá-MT). In: MOREIRA, B. D.; SILVA, A. C. M. (Orgs). Divulgação Científica Debates, Pesquisas e Experiências. Cuiabá: EdUFMT, 2017, p. 169-190.

MARTINS, I.; NASCIMENTO, T. G.; ABREU, T. B. Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 9, n. 1, p. 95-111, 2004.

MARTINS NETO, L. E. Alfabetização visual e científica: aproximações a partir de temas da Astronomia. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, p. 112. 2016.

MOREIRA, M. A. Ensino de Física no Século XXI: Desafios e Equívocos. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 3, p. 80-94, 2018.

NASCIMENTO, C. B. C.; OLIVEIRA, A. L. A metodologia ativa de instrução pelos colegas associada à videoanálise de experimentos de cinemática como introdução ao ensino de funções. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. 1-13, 2020.

PASTORIO, D. P.; RIBEIRO, B. S.; SOUZA, L. A. V. D.; PIGOSSO, L. T.; FRAGOSO, T. A. Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no Just-in-Time Teaching: um estudo sobre as percepções dos estudantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. 1-15, 2020.

RICON, A. E.; ALMEIDA, M. J. P. M. Ensino da Física e Leitura. Leitura: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 10, n.18, p.7-16, 1991.

ROSA, C. W.; ROSA, A. B. Ensino de Física: objetivos e imposições no ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2005.

RÖSING, T. M. K. A Formação do Professor e a Questão da Leitura. UPF Editora, Passo Fundo, 2003.

SÁ, N. P. Discutindo a pesquisa participante. Em aberto, Brasília, DF, ano 3, n. 20, p. 25-35, 1984.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANTOS, A.; ROSA, C. T. W.; BIAZUS, M. O. Abordagem do conceito de função no ensino fundamental partindo da aproximação com o cotidiano. RBECM, v. 1, n. 2, p. 198-213, 2018.

SANTOS, M. A. A metodologia de projeto como ferramenta pedagógicas inclusiva, no contexto da educação profissional e tecnológica de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em turmas heterogéneas. 2017. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Faculdade de Ciências Humanas, Universidade do Algarve, Faro, 2017.

SASSERON, L. G.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SHAW, G. S. L. Dificuldades da interdisciplinaridade no ensino em escola pública e privada: coma palavra, os educadores. Revista Cenas Educacionais, v. 1, n. 1, p.19-40, 2018.

SILVA, O. R.; LIMA, T. A. M.; SILVA, M. O.; LIMA, M. M. Quais são as boas novas? Leitura e interpretação de textos jornalísticos como estratégia metodológica para o ensino da Matemática. RECIMA21, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021.

SILVA, T. M.; GENTILLI, V. I. OS NEWS PROMOTERS NO JORNALISMO E NA CIÊNCIA: uma reflexão sobre ética e função social na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 6, n. 4, p. 1-17, 2020.

SOUZA, L. H. S.; NASCIMENTO, J. N. S; MEIRA FILHO, D. P.; PARASKI, N. V.; MENDES, I. R. P. O desenvolvimento de tecnologias inclusivas apropriadas ao ensino de Física – um estudo de caso. International Journal of Latest Research in Humanities and Social Science, v. 3, n. 4, p. 19-33, 2020.

SOUZA, R. R.; SOUZA, P. H. . Textos com erros conceituais e o Ensino de Física. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas ... ENPEC, 2005. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p136.pdf >. Acesso em: 02 jan. 2022.

STAMBERG, C. da S. A interdisciplinaridade e o ensino de ciências na prática de professores do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 3, p. 128-138 , 2016.

TEIXEIRA, V. S. Textos Jornalísticos como ferramenta para o ensino de conteúdos de física. Jataí-GO, 2018. 63f. Monografia (Licenciatura em Física). IFG: Jataí-GO, 2018.

VITTORAZZI, D. L.; SILVA, A. M. T. B. As representações do ensino de Ciências de um grupo de professores do Ensino Fundamental: implicações na formação científica para a cidadania. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. v. 22, p. 1-22, 2020.

VIZZOTTO, P. A.; MACKENDANZ, L. F. Alfabetização Científica e a Contextualização do conhecimento: um estudo da Física aplicada ao trânsito. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. 1-16, 2020.

Publicado

2022-04-26

Cómo citar

FRANCISCO BATISTA, H. F.; ANDRADE BATISTA, E. Utilização de texto jornalístico para o ensino de eletricidade. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64205. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64205. Acesso em: 22 nov. 2024.