Educação na Era Digital:

Impactos da Tecnologia no Processo de Alfabetização e Letramento na perspectiva dos Multiletramentos

Autores/as

  • Larissa Lima Universidade Estadual de Montes Claros Autor/a
  • Fabia Magali Santos Vieira Universidade Estadual de Montes Claros Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.76264

Palabras clave:

Sociedade tecnológica. , Alfabetização. , Letramento., Cultura digital. , Tecnologias.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo examinar as interações da sociedade tecnológica e dos indivíduos durante seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita, na infância, na era digital. O estudo foi motivado pela necessidade de compreender as mudanças sociais provocadas pelas tecnologias digitais, principalmente, nos modos de interações sociais e suas implicações nos processos de alfabetização e letramento de crianças, bem como de novas formas de abordagem pedagógica que valorizem as características do contexto atual, e busquem contribuir para o conhecimento na área das práticas educativas. O referencial teórico foi construído com estudos de Ferreiro (1985), Soares (2002; 2011), Vieira e Silvestre (2015), Marcuschi (2008; 2012) e Bakhtin (1986). A metodologia adotada neste estudo segue uma abordagem qualitativa (Flick, 2004), utilizando-se da pesquisa bibliográfica (Gil, 2002); foram exploradas diversas fontes de conhecimento, como livros, artigos científicos, teses e dissertações. A busca sistemática nas bases de dados acadêmicas foi realizada com palavras-chave específicas e abrangeu publicações primárias relevantes, em português e inglês. A análise dos dados coletados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para ampliação das discussões sobre como as mudanças provocadas pelas tecnologias impactaram os processos de alfabetização e letramento de crianças.

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Biografía del autor/a

  • Fabia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

    Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona- La Habana/Cuba (2000), título revalidado pela FE/UNB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atuou como professora de Tecnologias Educacionais no Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS/Unimontes, (2013-2019) e no Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO/Unimontes, (2017-2023). Atuou como coordenadora nos projetos: Universidade Aberta do Brasil/Unimontes - Coordenadora Geral, financiado pela CAPES (2006-2010); Projeto de Pesquisa A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA PELO SISTEMA UAB: SABERES E FAZERES, aprovado na CHAMADA MCTI /CNPq /MEC/CAPES N 18/2012. Atuou como BOLSISTA DE INCENTIVO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, DESTINADA A SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL, Fapemig, EDITAL: 06/2012 (2012-2013). Atuou como Comissão Técnica do processo de avaliação pedagógica do PNLD 2023 Ensino Fundamental Anos Iniciais (Objeto 4) COGEAM/SEB/MEC. Atualmente professora de Tecnologias Educacionais nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes. Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Coordenadora do projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão : Educar- Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação financiado pela Fapemig, Edital N 004/2023 - CENTROS DE TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA NA UEMG E UNIMONTES; Coordenadora do Laboratório de Educação Digital (LED) financiado pelo Fapemig, Edital N 012/2023 - REDES ESTRUTURANTES, DE PESQUISA CIENTÍFICA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Coordenadora do projeto de pesquisa OBSERVATÓRIO TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO, financiado pela Fapemig, Edital N 001/2021 - DEMANDA UNIVERSAL. Membro do Projeto de Pesquisa em rede internacional Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro da Rede Internacional de Educação OnLIFE* RIEOnLIFE . Temas de interesse: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Redes Colaborativas de Aprendizagem e Formação de Professores.

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Publicado

2025-08-07

Cómo citar

LIMA, Larissa; SANTOS VIEIRA, Fabia Magali. Educação na Era Digital:: Impactos da Tecnologia no Processo de Alfabetização e Letramento na perspectiva dos Multiletramentos. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.76264. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/76264. Acesso em: 5 dec. 2025.

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