Educação na Era Digital:
Impactos da Tecnologia no Processo de Alfabetização e Letramento na perspectiva dos Multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.76264Palabras clave:
Sociedade tecnológica. , Alfabetização. , Letramento., Cultura digital. , Tecnologias.Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo examinar as interações da sociedade tecnológica e dos indivíduos durante seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita, na infância, na era digital. O estudo foi motivado pela necessidade de compreender as mudanças sociais provocadas pelas tecnologias digitais, principalmente, nos modos de interações sociais e suas implicações nos processos de alfabetização e letramento de crianças, bem como de novas formas de abordagem pedagógica que valorizem as características do contexto atual, e busquem contribuir para o conhecimento na área das práticas educativas. O referencial teórico foi construído com estudos de Ferreiro (1985), Soares (2002; 2011), Vieira e Silvestre (2015), Marcuschi (2008; 2012) e Bakhtin (1986). A metodologia adotada neste estudo segue uma abordagem qualitativa (Flick, 2004), utilizando-se da pesquisa bibliográfica (Gil, 2002); foram exploradas diversas fontes de conhecimento, como livros, artigos científicos, teses e dissertações. A busca sistemática nas bases de dados acadêmicas foi realizada com palavras-chave específicas e abrangeu publicações primárias relevantes, em português e inglês. A análise dos dados coletados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para ampliação das discussões sobre como as mudanças provocadas pelas tecnologias impactaram os processos de alfabetização e letramento de crianças.
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