A medicalização do fracasso escolar na concepção dos pais e/ou responsáveis de crianças com queixa escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.62210Palavras-chave:
Medicalização, Queixa- Escolar, Fracasso escolar, Psicologia Histórico-CulturalResumo
As intervenções médicas na área da educação são cada vez mais frequentes e recorrentes como alternativa para superação do fracasso escolar das crianças. Nesse sentido, o estudo investigou a medicalização do fracasso escolar na concepção dos pais e/ou responsáveis de crianças com queixa escolar. Foi realizada pesquisa qualitativa pautada na Teoria Histórico-Cultural com a participação de cinco (5) responsáveis pelas crianças com queixa escolar atendidas no ano de 2019, no projeto de extensão Orientação à Queixa Escolar da Universidade Federal de Catalão. Para a obtenção dos dados realizou-se entrevistas semiestruturadas analisadas à luz da Teoria Histórico-Cultural. Notou-se posicionamento contrário à medicalização do fracasso escolar por parte das responsáveis, além disso, elas apontaram a escola como principal lugar de produção da queixa escolar. As entrevistadas relataram melhoras no comportamento e na superação da queixa escolar das crianças, mediante a participação no projeto de extensão Orientação à Queixa Escolar. Dessa forma, a mediação de qualidade pautada em questões sociais, históricas e educacionais foi observada como eficaz para a superação do fracasso escolar.
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