Percussão corporal e crianças pequenas
possibilidades musicais na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.44213Palavras-chave:
Percussão corporal, educação infantil, musicalizaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o corpo como fonte sonora, tendo a percussão corporal como técnica, por meio de pesquisa realizada em uma escola particular de Educação Infantil. Portanto, considera-se aqui o corpo como instrumento musical, capaz de produzir diferentes timbres, alturas, ritmos, entre outros parâmetros musicais, configurando o corpo como um recurso potencial no processo de musicalização de crianças. A pesquisa empreendida apresenta jogos e técnicas da percussão corporal, tendo como princípio algumas propostas das oficinas do grupo de música corporal Barbatuques, com possibilidades de adaptações e outras criações para atividades de musicalização na Educação Infantil. Os sujeitos são crianças de quatro e cinco anos, de uma escola particular de Educação Infantil.
Downloads
Referências
BARBOZA, F.; HOSOI, A. (Orgs). Apostila de música corporal (Barbatuques). Módulos I, II, III e IV. São Paulo, 2015, mimeo.
BEINEKE, V.; FREITAS, S. P. R. de. Lenga la lenga - jogos de mãos e copos. São Paulo: Ciranda Cultural Editora e Distribuidora Ltda., 2006.
BRITO, T. A. de. Música na Educação Infantil. Propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
BRITO, T. A. de. Quantas músicas tem a Música? Ou Algo estranho no museu! São Paulo: Peirópolis, 2009.
CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus Editorial, 1987.
FONTERRADA, M. T. de. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª edição. São Paulo. Editora Unesp, 2008.
GOMES, S. Novos caminhos da bateria brasileira. São Paulo: Irmãos Vitale Editores-Brasil, 2008.
GRAMANI, G. P. da C.; GRAMANI, J. E. C. Apostila de Rítmica - níveis de 1 a 4. São Caetano do Sul: Fundação das Artes de São Caetano do Sul. 1977, mimeo.
GRAMANI, J. E. C. Ritmica. São Paulo: Editora Perspectiva S.A. 1988.
GRANJA, C. E. de S. C. Musicalizando a escola: música, conhecimento e educação. São Paulo: Escrituras Editoras, 2006.
GROUT, D. J.; PALISCA, C. V. História da música ocidental. 5ª edição. Portugal: Gradiva, 2007.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo, São Paulo: Pioneira, 1994.
NENÊ. Ritmos do Brasil para bateria. São Paulo: Trama Editorial Ltda, 1999.
SCHAFER, M. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
SCHAFER, M. Educação sonora. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
SCHAFER, M. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
SIMÃO, J, P. Música corporal e o corpo do som: um estudo dos processos de ensino da percussão corporal do Barbatuques. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2013.
TINHORÃO, J. R. Pequena história da música popular: segundo seus gêneros. São Paulo: Editora 34, 2013.
Referências discográficas e videográficas
BARBATUQUES. Corpo do som. São Paulo: MCD, 2002.
BARBATUQUES. O seguinte é esse. São Paulo: MCD, 2005.
BARBATUQUES. DVD Corpo do Som – Ao vivo. Body music. São Paulo: MCD, 2007.
BARBATUQUES. Tum Pá. São Paulo: MCD, 2012.
BARBATUQUES. DVD Tum Pá. São Paulo: MCD, 2014.
BARBATUQUES. Ayú. São Paulo: MCD, 2015.
BARCA, A. Trilha, toada e trupe. São Paulo: Tratore, 2007.
CHAN, T. Coralito - Prá brincar de cantar. São Paulo: Fermata do Brasil Editora Musical Ltda, 1987.
COCO, S. do. Dona Selma do Coco - Minha história. Paradoxx,1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.