"She didn't know much about English teaching": planning classes together in the teachers' room as a practice of professional development

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45359

Palavras-chave:

Idiomas sem Fronteiras, Formação de Professores, Docência compartilhada

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa maior, que teve como foco investigar as práticas de formação de professores em uma comunidade do Idiomas sem Fronteiras de uma grande universidade no sul do Brasil. A pesquisa é afiliada ao paradigma da Teoria da Prática (Young, 2009; Young, 2010) e contou com métodos qualitativos para a geração e análise de dados (Erickson, 1990; Gumperz, 2005; Mason, 2002; Tannen, 2014), bem como com entrevistas semiestruturadas com participantes focais. Os dados revelaram que as práticas que culminam no desenvolvimento docente poderiam ser divididas em duas: (1) práticas formais, ou seja, aquelas conscientemente planejadas e realizadas pelo coordenador; e (2) informais, isto é, práticas que emergiram da vida cotidiana nessa comunidade de prática, principalmente na sala dos professores. Neste artigo, nos concentramos em uma prática informal específica - a de planejar aulas juntos. O planejamento das aulas em conjunto foi considerado uma prática produtiva em termos de aprendizagem profissional tanto nas entrevistas quanto nos dados obtidos através da observação participante.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

SARMENTO, S.; KIRSCH, W. "She didn’t know much about English teaching": planning classes together in the teachers’ room as a practice of professional development. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 204–223, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.45359. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45359. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente