"She didn't know much about English teaching": planning classes together in the teachers' room as a practice of professional development

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45359

Palavras-chave:

Idiomas sem Fronteiras, Formação de Professores, Docência compartilhada

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa maior, que teve como foco investigar as práticas de formação de professores em uma comunidade do Idiomas sem Fronteiras de uma grande universidade no sul do Brasil. A pesquisa é afiliada ao paradigma da Teoria da Prática (Young, 2009; Young, 2010) e contou com métodos qualitativos para a geração e análise de dados (Erickson, 1990; Gumperz, 2005; Mason, 2002; Tannen, 2014), bem como com entrevistas semiestruturadas com participantes focais. Os dados revelaram que as práticas que culminam no desenvolvimento docente poderiam ser divididas em duas: (1) práticas formais, ou seja, aquelas conscientemente planejadas e realizadas pelo coordenador; e (2) informais, isto é, práticas que emergiram da vida cotidiana nessa comunidade de prática, principalmente na sala dos professores. Neste artigo, nos concentramos em uma prática informal específica - a de planejar aulas juntos. O planejamento das aulas em conjunto foi considerado uma prática produtiva em termos de aprendizagem profissional tanto nas entrevistas quanto nos dados obtidos através da observação participante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGUSTO-NAVARRO, E. The design of teaching materials as a tool in EFL teacher education: experiences of a Brazilian teacher education program. Ilha Do Desterro A Journal Of English Language, Literatures In English And Cultural Studies,Florianópolis,n. 68(1), p. 121-137, 2015.

AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; GATTOLIN, S. R. B. Transpondo fronteiras na formação de professores de inglês. In: Formação de professores, ensino de inglês e processos de Internacionalização no programa Inglês sem Fronteiras. ABRAPUI, IV, Maceió-AL: 2014 (conferência em mesa redonda).

AVALOS, B. . Teacher professional development in Teaching and Teacher Education over ten years. Teaching and Teacher Education,Oxford,n. 27(1), p. 10–20, 2011.

BAKHTIN, M. The dialogic imagination : four essays. Austin : University of Texas Press, 1981.

BOURDIEU, P. (1977a). Outline of a theory of practice. Cambridge ; New York: Cambridge University Press, 1977. 248 p.

BOURDIEU, P. The economics of Linguistic Exchange. Social Science Information. Thousand Oaks, n. 16(6), 645–668, 1977b.

BOURDIEU, P. The Social Institution of Symbolic Power . Cambridge, MA: Harvard University Press, 1991.302 p.

BROWN, P.; LEVINSON, S. (1987). Politeness : some universals in language usage. Cambridge [Cambridgeshire] ; New York : Cambridge University Press, 1987.

CERTEAU, M. de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1990. 352 p.

COSTA, E. V. (2013). Práticas de Formação de Professores de Português de Língua Adicional em um Instituto Cultural Brasileiro no Exterior. 162 f. (Mestrado Letras). PPGLET, UFRGS, Porto Alegre, 2013.

ERICKSON, F. (1990). Qualitative Methods . Quantitative Methods,Qualitative MethodsLondres: Macmillan, p. 0–77.

FOUCAULT, M. (1979). Discipline and punish : the birth of the prison. New York : Vintage Books, 1979.

GASNER, T. An ambitious vision of professional development for teachers. NASP Bulletin, Bethesda, n.84(618), p. 6–12, 2000.

GOFFMAN, E. Frame analysis : an essay on the organization of experience. New York : Harper Row, 1974. 600 p.

GOFFMAN, E. Forms of talk. Philadelphia : University of Pennsylvania Press, 1981. 335 p.

GOODWIN, C.;DURANTI, A. Rethinking contexto: an introduction. Duranti, A.& Goodwin, C. (Eds.), Rethinking Context: Language as an interactive phenomenon. Cambridge: Cambridge University Press, 1992, p. 1–42.

GUMPERZ, J. Interactional sociolinguistics: A personal perspective. The Handbook of Discourse Analysis, 2005, p. 215–228.

HEATH, S. B. (1982). What no bedtime story means: Narrative skills at home and school. Language in Society, Cambridge, n. 11(01), 49.

HEATH, S. B., & Street, B. (2008). On ethnography : approaches to language and literacy research. New York : Teachers College Press : NCRLL/National Conference on Research in Language and Literacy, 2008. 152 p.

HYMES, D. (1962). The ethnography of speaking. Gladwin, T.& Sturtevant, W. (Eds.), Handbook of language and social interaction, Washington, DC: Anthropological Society of Washington, p. 15-53.

KIRSCH, W. (2017). Teacher development in a community of practice in southern Brazil. 256 f. (Doutorado Letras). PPGLET, UFRGS, Porto Alegre, 2017.

KIRSCH, W.; Sarmento, S. Fulbright English Teaching Assistants : preparação conjunta de aulas e codeswitching numa comunidade de prática do programa idiomas sem fronteiras. BELT, Porto Alegre,v. 8 n. 2, 2017,p. 209–219.

LAMBERTS, D. O livro didatico de lingua inglesa em uso: analise de pesquisas e observacoes de aula no programa idiomas sem fronteiras.235 f.(Mestrado Letras). PPGLET, UFRGS, Porto Alegre, 2015.

LAVE, J.;WENGER, E. Situated learning : legitimate peripheral participation. Cambridge; New York : Cambridge University Press, 1991. 140 p.

LEVINSON, S. C. Activity types and language. In Drew, P.& Heritage, J.(Eds.), Talk at work: Interaction in institutional settings. Cambridge, Cambridge University Press, 1992, p. 66-100.

MALINOWSKI, B. The problem of meaning in primitive languages. In Ogden, C.; Richards, A.; Malinowski, B; Crookshank, F.;& Postgate, J.P. (Eds.), The meaning of meaning: A study of the influence of language upon thought and of the science of symbolism (pp. 296–336). London: Kegan Paul, Trench, Trubner & Co., 1923, p. 296-236.

MASON 1958-, J. (2002). Qualitative researching. Second edition. London ; Thousand Oaks, Calif. : Sage Publications, 2002. 223p.

MERRILL, M. Communities of Foreign Language Teachers as a Source of Professional Development.233 f.(Doutorado em Second Language Acquisition). SLA PhD, University of Wisconsin Madison, 2016.

NICOLAIDES, C. S. "English without Borders": teaching English through a sociocultural perspective towards an autonomous learning. In: Nicolaides, C.; Stella, P.R.; Cavalcanti, I.; Tavares, R.; Ifa, S. (Org.). Transculturalidade e De(s)colonialidade nos Estudos de Inglês no BraZil. Maceió: Edufal, 2014 p. 203-226.

NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente . In:Nóvoa, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Don Quixote, 1995.

NÓVOA, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente.Lisboa: Educa, 2009. 96 p.

OCDE. (2006). Teachers Matter. Paris:OCDE Publishing, 2006. 12 p.

ORTNER, S. B. (1984). The Anthropology in the Sixties. Comparative Studies in History and Society, Cambridge,n. 26(1), p. 126–166.

PINHEIRO, L. ; FINARDI, K. (2014) Políticas públicas de internacionalização e o papel do inglês: evidências dos programas CsF e Isf. In: II CONEL.Vitória: UFES, 2014, p. 76-78.

POPLACK, S.;MEECHAN, M. How Languages Fit Together in Codemixing. International Journal of Bilingualism, Thousand Oaks,n. 2(2), p. 127-138, 1998.

SALDAÑA, J. (2009). Qualitative Researchers. London: Sage Publications, 2009

SARMENTO, S.;KIRSCH, W. Inglês sem fronteiras: Uma mirada ao contexto de prática pelo prisma da formação de professores. Ilha Do Desterro, Florianópolis, n. 68(1), p. 47–59, 2015.

SARMENTO, S.;THIAGO, E. M.; Andreotti, V. (2016). Science without Borders – An alternative framework for evaluation. Interfaces Brasil/Canadá, Pelotas, n. 16(1), 40–71, 2016.

SCHATZI, T. (2001). Introduction: Practice theory. In T. Schatzi, T.; Cetina, K. K.& Von Savigni, E. (Eds.).The Practice Turn in Contemporary Theory London: Routledge, 2001 p. 10-23)

SCHÖN, D. A. (1987). Educating the reflective practitioner : toward a new design for teaching and learning in the professions. First edition. San Francisco : Jossey-Bass, 1987. 376 p.

TANNEN, D. Socioloinguistics: Interactional Sociolinguistic. In:Oxford International Encyclopedia of Linguistics . Oxford: Oxford University Press, 2014, p. 8-13.

VIAL, a. P. S. (2017). “Um Everest que eu vou ter que atravessar ”: formação de professores para o ensino de inglês acadêmico no programa Idiomas sem Fronteiras. 173 f. (Mestrado Letras). PPGLET, UFRGS, Porto Alegre, 2017.

VILLEGAS-REIMERS, E. Teacher professional development : an international review of the literature. Paris: IIEP, 2003. 197 p.

WENGER, E. (1998). Communities of practice : learning, meaning, and identity. Cambridge, U.K. ; New York, N.Y. : Cambridge University Press, 1998. 318 p.

WITTGENSTEIN, L. Philosophical investigations. Oxford, UK: Basil Blackwell, 1963. 129 p.

YOUNG, R. (2009). Discursive practice in language learning and teaching. Chichester ; Malden, Mass. : Wiley-Blackwell, 2009. 280 p.

YOUNG, R. F. (2010). Discursive Practice in Language Learning and Teaching. The Modern Language Journal, Hoboken, n. 94(4), 2010, p. 683–684.

YOUNG, R. F. (2015). Syllabus Seminar in Discursive Practice.6p.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

SARMENTO, S.; KIRSCH, W. "She didn’t know much about English teaching": planning classes together in the teachers’ room as a practice of professional development. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 204–223, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.45359. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45359. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente