Idadismo e educação

Reflexões de uma (trans)formação dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/

Palavras-chave:

Envelhecimento, Intergeracionalidade, Perejivanie, Práxis Engajada, Formação Docente Ético-Responsável

Resumo

Estudos sobre envelhecimento geralmente recaem no binarismo que ora o reduzem a aspectos biológicos, ora a elementos puramente sociais ou psicológicos. Para enfrentar tal raciocínio, este artigo busca saídas teóricas e metodológicas que possibilitem vislumbrar a inerente intra-ação de assemblagens simbólica e materialmente inscritas na experiência humana (perejivanie). Fundamentando-se em perspectivas histórico-culturais e teorias relacionais, são analisados dois recortes dialógicos por meio dos quais enredamos as vozes de um grupo de mulheres negras idosas, que enxergam na alfabetização um caminho para uma maior independência; a experiência de (trans)formação de um professor-pesquisador em seu trabalho de mestrado sobre envelhecimento e idadismo em uma universidade pública da Bahia; e as reflexões dos demais autores nessa assemblagem. Ao dar visibilidade a como tais relações intra-agem em diferentes escalas genéticas, este artigo discute a complexidade do envelhecimento no contexto educacional, buscando inspirar a construção de uma práxis educacional engajada que enfrente o preconceito etário, sobretudo aquele destinado a pessoas idosas, e promova uma educação ética e intergeracionalmente solidária.

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Biografia do Autor

  • Larissa Mazuchelli, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Linguística. Professora do Instituto de Letras e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Italo de Oliveira Chaves , Universidade Federal da Bahia

    Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação (UFBA), graduado em pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro do Observatório do Idadismo (UFBA/UFU).

  • Marcus Vinicius Borges Oliveira, Universidade Federal da Bahia

    Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA. Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduado em Fonoaudiologia (UFBA).

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Envelhecimento na Contemporaneidade: desafios e potencialidades

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Como Citar

Idadismo e educação: Reflexões de uma (trans)formação dialógica. Letras & Letras, Uberlândia, v. 41, n. único, p. p. 1–27 | e04104, 2025. DOI: 10.14393/. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/75300. Acesso em: 12 dez. 2025.

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