Idadismo e educação
Reflexões de uma (trans)formação dialógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/Palavras-chave:
Envelhecimento, Intergeracionalidade, Perejivanie, Práxis Engajada, Formação Docente Ético-ResponsávelResumo
Estudos sobre envelhecimento geralmente recaem no binarismo que ora o reduzem a aspectos biológicos, ora a elementos puramente sociais ou psicológicos. Para enfrentar tal raciocínio, este artigo busca saídas teóricas e metodológicas que possibilitem vislumbrar a inerente intra-ação de assemblagens simbólica e materialmente inscritas na experiência humana (perejivanie). Fundamentando-se em perspectivas histórico-culturais e teorias relacionais, são analisados dois recortes dialógicos por meio dos quais enredamos as vozes de um grupo de mulheres negras idosas, que enxergam na alfabetização um caminho para uma maior independência; a experiência de (trans)formação de um professor-pesquisador em seu trabalho de mestrado sobre envelhecimento e idadismo em uma universidade pública da Bahia; e as reflexões dos demais autores nessa assemblagem. Ao dar visibilidade a como tais relações intra-agem em diferentes escalas genéticas, este artigo discute a complexidade do envelhecimento no contexto educacional, buscando inspirar a construção de uma práxis educacional engajada que enfrente o preconceito etário, sobretudo aquele destinado a pessoas idosas, e promova uma educação ética e intergeracionalmente solidária.
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