Auto representações de uma professora de língua inglesa

Autores

  • Natalia Mariloli Santos Giarola Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-9

Palavras-chave:

Representações, Professor de Língua Inglesa, Prática Pedagógica

Resumo

O presente trabalho aborda a formação de professores na área de Linguística Aplicada buscando analisar dizeres a partir da teoria do discurso atravessada pela psicanálise Freud-lacaniana. Nessa abordagem, o sujeito é heterogêneo, dividido pelo inconsciente e afetado pela linguagem, em busca da completude e unidade que, por serem da ordem do impossível, permitem constantes questionamentos e transformações. O sujeito-professor passa por deslocamentos identitários quando busca se tornar um professor de língua estrangeira (LE) e passa a se identificar como portador de um saber que o distingue das outras pessoas. Neste trabalho, focalizamos em algumas representações de uma professora de Língua Inglesa (LI) sobre si como educadora, e utilizamos recortes de um corpus maior para o desenvolvimento das análises, no qual usamos como metodologia o diário de notas da professora, entrevistas semiestruturadas e notas de campo. O corpus foi organizado a partir de temas surgidos desses dizeres. Percebemos que a docente representa-se, frustrada e insatisfeita com o seu próprio conhecimento da LI, com a desvalorização do professor e com sua falta de autoridade em sala de aula. Ela também se compara aos outros professores, buscando como sujeito desejante e implicada na formação continuada, se aproximar de uma imagem de si mais proficiente e mais preparada metodologicamente. Este estudo pode contribuir para problematizar a formação de professores, pois discutimos temas que podem fazer com que os docentes se confrontem com os significantes que eles se atribuem ao se dizerem professores e falantes de língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Natalia Mariloli Santos Giarola, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestranda em estudos linguísticos (Linguística Aplicada: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras) da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da Profa. Dra. Maralice de Souza Neves. E professora substituta de língua inglesa do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2016-11-03

Como Citar

GIAROLA, N. M. S. Auto representações de uma professora de língua inglesa. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 148–163, 2016. DOI: 10.14393/LL65-v32n3a2016-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33310. Acesso em: 3 dez. 2022.