Auto representações de uma professora de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-9Palavras-chave:
Representações, Professor de Língua Inglesa, Prática PedagógicaResumo
O presente trabalho aborda a formação de professores na área de Linguística Aplicada buscando analisar dizeres a partir da teoria do discurso atravessada pela psicanálise Freud-lacaniana. Nessa abordagem, o sujeito é heterogêneo, dividido pelo inconsciente e afetado pela linguagem, em busca da completude e unidade que, por serem da ordem do impossível, permitem constantes questionamentos e transformações. O sujeito-professor passa por deslocamentos identitários quando busca se tornar um professor de língua estrangeira (LE) e passa a se identificar como portador de um saber que o distingue das outras pessoas. Neste trabalho, focalizamos em algumas representações de uma professora de Língua Inglesa (LI) sobre si como educadora, e utilizamos recortes de um corpus maior para o desenvolvimento das análises, no qual usamos como metodologia o diário de notas da professora, entrevistas semiestruturadas e notas de campo. O corpus foi organizado a partir de temas surgidos desses dizeres. Percebemos que a docente representa-se, frustrada e insatisfeita com o seu próprio conhecimento da LI, com a desvalorização do professor e com sua falta de autoridade em sala de aula. Ela também se compara aos outros professores, buscando como sujeito desejante e implicada na formação continuada, se aproximar de uma imagem de si mais proficiente e mais preparada metodologicamente. Este estudo pode contribuir para problematizar a formação de professores, pois discutimos temas que podem fazer com que os docentes se confrontem com os significantes que eles se atribuem ao se dizerem professores e falantes de língua estrangeira.Downloads
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