Beijar, verbo intransitivo

Narrativas, diversidade e sexualidade na formação de professores/as de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-4

Palavras-chave:

Narrativas, Formação de Professores de Línguas, Gênero e Sexualidade

Resumo

O ensaio aqui apresentado discute a formação de professores a partir de desafios propostos pela vida cotidiana. A partir de duas cenas surgidas durante disciplinas de estágio curricular em língua portuguesa e língua inglesa, argumentamos em favor de espaços nos cursos de formação de professores para tratar de temas suprimidos nos documentos oficiais da educação brasileira, mas muito presentes nas vivências escolares e nos extramuros. Ao discutirmos a formação de professores de línguas, especificamente, defendemos o espaço das narrativas, dos questionamentos, das críticas, da transdiciplinaridade, do olhar para as dinâmicas micropolíticas como modo de intervir na formação docente de forma sensível à diversidade social.

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Biografia do Autor

Alexandre José Cadilhe, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Departamento de Educação (área de Ensino de Língua Portuguesa) e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

 

Ana Cláudia Peters Salgado , Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Professora Associada da Faculdade de Letras e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. 

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

PINTO CADILHE DE ASSIS JÁCOME, A. J.; PETERS SALGADO , A. C. . Beijar, verbo intransitivo: Narrativas, diversidade e sexualidade na formação de professores/as de línguas. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 75–89, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49423. Acesso em: 22 jul. 2024.