O uso de recursos comunicativos no desenvolvimento narrativo de crianças surdas, filhas de pais ouvintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n2-2021-04

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem, Crianças surdas, Narrativa de histórias

Resumo

Este artigo pretende mostrar alguns recursos comunicativos utilizados por crianças surdas, filhas de pais ouvintes, com contato tardio com a Libras em episódios narrativos. Alinhadas à área da Linguística Aplicada, que concebem as práticas de linguagem sempre de forma situada, tomaremos como base os registros gerados a partir de atividades realizadas em um programa bilíngue para surdos ligado a uma universidade pública do estado de São Paulo. Trata-se, portanto, de resultados alcançados a partir de pesquisa qualitativa e pesquisa-ação, sendo os registros gerados a partir de filmagens de quatro crianças surdas, entre cinco e seis anos, narrando histórias. Os resultados demonstraram a importância da expressão corporal e predominância do uso de incorporações no discurso narrativo das crianças surdas. Para além da sinalização manual convencional, o uso de outros recursos foi significativo para o desenvolvimento das narrativas dessas crianças.

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Biografia do Autor

Aline Messias Mota, Faculdade de Ciências Médias - UNICAMP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, conclusão em 2016;  especialização em Desenvolvimento Infantil: linguagem e surdez pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, conclusão 2019. Atualmente é aluna de mestrado pela Faculdade de Ciências Médicas, FCM - Unicamp. Tem experiencia em desenvolvimento infantil, ensino de português como segunda língua para surdos e psicoterapia individual para pessoas surdas. 

Ivani Rodrigues Silva, Faculdade de Ciências Médias - UNICAMP

Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1980), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2010). É docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas e do Curso de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Orienta trabalho nos seguintes níveis: Iniciação Científica (desde 2005), Aprimoramento Profissional/pós-graduação latu-sensu (desde 1995) e Mestrado (desde 2010). Tem experiência na área de Educação de Surdos (formação de professores, Educação Bilíngue, Letramento(s) na diversidade, Construção de materiais para o ensino de português como L2) e na área de dificuldades de leitura/escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento(s) e alfabetização, formação de professores, dificuldades de leitura/escrita.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

MESSIAS MOTA, A. .; RODRIGUES SILVA, I. O uso de recursos comunicativos no desenvolvimento narrativo de crianças surdas, filhas de pais ouvintes. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 2, p. 64–84, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n2-2021-04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/54982. Acesso em: 22 dez. 2024.